Complexo de Édipo: o que é
Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.
O Complexo de Édipo pertence ao processo que forma a sexualidade infantil, um conceito desenvolvido pelo neurologista e criador da Psicanálise, Sigmund Freud. Normalmente, o Complexo de Édipo surge durante a chamada “Fase Fálica”, que sucede a “Fase Oral” e “Fase Anal”, de acordo com a psicanálise freudiana.
Este termo – Complexo de Édipo - se originou a partir da mitologia grega, nomeadamente por influência da história que envolve a tragédia grega “Édipo Rei”, escrita originalmente por Sófocles, em 427 a.C.
Resumidamente, a lenda do “Édipo Rei” conta a história de como Édipo assassinou o seu pai e casou com a própria mãe, tendo quatro filhos com ela. Ambos, no entanto, não sabiam que eram mãe e filho. Quando descobriram (através do oráculo), Jocasta, a mãe de Édipo, se suicidou. O rapaz, como punição por não ter sido capaz de reconhecer a própria mãe, furou os dois olhos e ficou cego.
De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança. A partir da relação que Freud faz com a lenda grega, nesta fase se desenvolve um “desejo incestuoso” da criança pela mãe, ao mesmo tempo que cria uma relação de conflito e disputa com o pai.
Alguns dos sintomas do Complexo de Édipo incluí o ciúme que o menino sente da mãe, quando esta está num convívio mais íntimo com o marido, por exemplo.
De acordo com Freud, a superação Complexo de Édipo é essencial para que a criança perceba a representatividade do pai na relação, assim como a estruturação da personalidade individual do menino.
Caso não haja uma correta resolução do Complexo de Édipo, este pode acarretar algumas consequências no comportamento do futuro adulto, como: dependência exagerada do sexo oposto, submissão ou opressão.
Ver também: o significado do Ego.
Complexo de Electra
Também conhecido sob a doutrina psicanalítica freudiana por “Complexo de Édipo Feminino”, consiste no desejo e atração que a criança do sexo feminino sente pela figura paterna.
O termo “Complexo de Electra” foi criado pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, em referência ao mito grego de Electra.
Segundo a mitologia grega, Electra teria ordenado a morte da própria mãe, após descobrir que esta mandou assassinar o seu pai.
Veja também: