Comprometimento
Comprometimentoé um substantivo masculino que significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa.
A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete. Ex: A fábrica teve que fechar porque os trabalhadores não tinham a mínima noção de comprometimento.
Uma pessoa pode demonstrar comprometimento em várias áreas. Em um relacionamento amoroso é importante haver comprometimento das duas partes, em que existe um esforço para que as coisas funcionem da melhor forma possível.
Segundo o palestrante Eugênio Mussak, o comprometimento é fruto de cinco fatores: admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade.
Comprometimento organizacional
O comprometimento no trabalho é uma competência extremamente valorizada nas empresas e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização.
Um trabalhador que revela comprometimento profissional se compromete a cumprir as tarefas que lhe foram designadas, e está focado nas coisas verdadeiramente importantes. O trabalhador comprometido com a empresa é leal, conhece a sua cultura organizacional e trabalha para o seu sucesso. É muito difícil haver um comprometimento de um trabalhador se não há motivação, e por isso os líderes da organização devem motivar os seus trabalhadores, de forma a criar o desejo de comprometimento nos seus colaboradores.
Alguns autores indicam que existem três níveis ou vertentes de comprometimento entre uma organização e os trabalhadores:
- comprometimento afetivo: o trabalhador assume o compromisso porque tem uma relação emocional com a empresa e deseja permanecer nela;
- comprometimento instrumental: ocorre porque o colaborador da empresa compreende que precisa de uma remuneração salarial, e ficará prejudicado se sair da empresa;
- comprometimento normativo: neste caso, o comprometimento existe porque os funcionários entendem que são forçados a continuar na organização.
É importante salientar que mais de um nível de comprometimento podem coexistir em cada trabalhador.
Veja também: Compromisso.