Condescendente
Condescendente significa algo ou alguém que é tolerante ou flexível. Associado principalmente a pessoas que não impõem ordem, como na frase: "ele era um professor muito condescendente, não tinha controle sobre os alunos".
Condescendente é um adjetivo de dois gêneros, utilizado tanto para o feminino como para o masculino, e vem do substantivo condescendência.
Agir com condescendência é ceder aos desejos ou sentimentos de alguém. Como, por exemplo, quando os pais não conseguem impor autoridade sobre os filhos, cedendo a todos os seus caprichos, eles estão sendo condescendentes. Também entende-se o ato de condescender como excesso de bondade, feito por alguém que chega a ser tolo e manipulado por outras pessoas para conseguirem o que quer.
Os termos condescendente e condescendência têm uma conotação negativa quando a situação passa por cima de valores morais ou éticos de quem age com complacência, transparecendo fraqueza de caráter.
Condescendente e Crédulo
Por vezes usa-se o termo crédulo como sinônimo de condescendente, mas os dois termos têm significados diferentes. Enquanto o condescendente é aquele que cede para a outra parte, mesmo que seja contrário, a pessoa crédula é quem ingenuamente acredita no outro, passando assim a concordar.