Significado de Conhecimento religioso
O que é o Conhecimento religioso:
Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas.
O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por esse motivo, o conhecimento religioso apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas.
Ao redor do mundo, o conhecimento religioso é organizado em diferentes religiões que possuem seus próprios conjuntos de crenças, rituais e códigos morais, a exemplo do cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, etc.
Características do conhecimento religioso
Valorativo: o conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados.
Inverificável: por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica.
Infalível: o conhecimento religioso explica os fenômenos e mistérios da vida através de proposições dogmáticas (verdades absolutas) que não podem ser refutadas.
Sistemático: independente da religião, o conhecimento religioso é organizado em um conjunto de regras que se complementam.
Inspiracional: o conhecimento religioso é baseado em doutrinas e ensinamentos revelados de forma sobrenatural.
Exemplos de conhecimento religioso
Qualquer conhecimento valorativo fundamentado exclusivamente na fé pode ser classificado como conhecimento religioso. No entanto, de acordo com cada religião, é possível citar exemplos de conhecimentos religiosos mais populares:
- No Cristianismo, Jesus Cristo é filho de Deus e veio ao mundo com a missão de ensinar o amor ao próximo e de salvar os que creem através da Sua morte na cruz.
- No Islamismo, Deus (Alá) se comunicou diretamente com o profeta Maomé, que transcreveu os ensinamentos e deu origem ao livro sagrado Alcorão (ou Corão).
-
No Judaísmo, o povo judeu seria descendente direto de Abraão, Isaac e Jacó. Segundo a religião, Deus teria prometido aos israelitas a terra situada entre o Rio Egito e o Rio Eufrates, onde se acredita que Jesus voltará no Dia do Juízo Final.
Veja também: