Consumidores
O que é um consumidor:
Consumidor é toda a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam produtos ou serviços; alguém que faz compras; aquele que consome.
Qualquer indivíduo com poder de compra, ou seja, capacitado economicamente para comprar algo, pode ser considerado um consumidor.
Existem diferentes tipos de consumidores, sendo as empresas e companhias de bens de consumo as responsáveis por identificar os perfis que são compatíveis com o produto ou serviço que oferecem, criando estratégias de marketing para atrair o maior número possível de potenciais consumidores, gerando assim lucro e "girando" a economia de um país.
O chamado "consumidor consciente" é o indivíduo ou empresa que consome recursos (produtos e serviços) de maneira responsável, pensando no meio ambiente, na saúde humana e animal.
O consumidor consciente é aquele que sabe a procedência do produto e a condição da mão de obra que gerou aquela mercadoria, levando em consideração as relações de trabalho da companhia que fornece o produto na hora de comprá-lo ou não.
Por exemplo, um consumidor consciente não compra produtos de empresas que poluem o meio ambiente ou que mantém relações ilegais com os seus funcionários.
O consumismo é a ação de um consumista, indivíduo que tem a paixão desenfreada e inconsequente de comprar, mesmo quando não há necessidade de obter determinado produto. O consumismo é a representação do excesso de compras por uma pessoa.
É comum nas empresas de médio e grande porte o "apoio ao consumidor", conhecido também como SAC ("Serviço de Atendimento ao Consumidor" ou "Serviço de Apoio ao Cliente"). Este é um meio de comunicação entre o consumidor e a empresa prestadora de serviço ou fornecedora do produto, responsável em dar suporte técnico e informacional ao cliente final.
Nas ciências biológicas, o consumidor é o ser vivo que não produz o próprio alimento, devendo caçar e se alimentar de outros seres vivos para garantir a sua sobrevivência.
A cadeia alimentar é constituída pelo seguinte ciclo: produtor, consumidor primário (seres herbívoros), consumidor secundário e consumidor terciário (carnívoros ou onívoros).
Defesa do consumidor
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é um conjunto de leis e normas que protegem e garantem os direitos do consumidor.
O Código de Defesa do Consumidor foi criado a partir da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, regularizando as relações entre os prestadores de serviço e fornecedores de produtos com os consumidores finais.
Saiba mais sobre Consumo.