Contexto

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la.

Esses elementos caracterizam o texto, o qual é uma comunicação de ideias expressas por palavras escritas.

A relação entre texto e contexto é fundamental para a mensagem a ser transmitida seja compreendida. Quando um leitor começa a ler um texto, a primeira coisa que ele faz, mesmo que inconscientemente, é tentar compreender a que o conteúdo se refere. À medida que a leitura avança, alguns elementos ajudam a compreender qual assunto está sendo abordado. A esse conjunto de elementos, dá-se o nome de contexto.

Tipos de contexto

Confira abaixo exemplos dos principais tipos de contexto:

Contexto histórico

Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico.

Exemplo: O Iluminismo é um movimento filosófico, literário e intelectual que defende a crença na razão humana e na ciência. Surgiu em um momento de descobertas tecnológicas, como a invenção da máquina a vapor, e ocorreu no período de transição entre o feudalismo e o capitalismo.

O contexto histórico ajuda a compreender a conjuntura histórica que envolveu o movimento.

Contexto social

É um conjunto de fatores sociais como tipo de ambiente, tipo de linguagem, classe social, condições econômicas, nível de escolaridade, relações humanas, etc., que estão relacionados com a integração de um indivíduo na sociedade.

Exemplo: O menino vivia em um bairro pobre do subúrbio bem afastado do centro da cidade e, com isso, mais da metade de seu dia era de idas e vindas no transporte público.

O contexto social indica as condições sociais nas quais o menino vive.

Contexto de produção

Conjunto de elementos considerados pelo emissor da mensagem durante a criação de um texto. Nesse sentido, são tidas em conta tanto a realidade do emissor quanto a do receptor da mensagem. Aspectos como finalidade da comunicação, público-alvo, lugar onde o texto será veiculado, realidade sociocultural de emissor/receptor são observados.

O contexto de produção permite que um emissor aborde um mesmo tema de maneiras diversas.

Consulte abaixo alguns exemplos e veja como uma mesma mensagem pode ser transmitida diferentemente consoante o objetivo do autor:

Exemplo: Vem conhecer a pizzaria que abriram no bairro.

  • Finalidade da comunicação: informativa
  • Público-alvo: pessoa amiga
  • Lugar onde o texto será veiculado: SMS/celular
  • Realidade do emissor: morador da região
  • Realidade do receptor: morador da região

Exemplo: Venha conhecer a mais nova pizzaria da região!

  • Finalidade da comunicação: informativa/campanha de marketing
  • Público-alvo: público geral
  • Lugar onde o texto será veiculado: panfleto
  • Realidade do emissor: proprietário da pizzaria
  • Realidade do receptor: potencial cliente/morador da região

Contexto linguístico

Conjunto de propriedades linguísticas que acompanham um texto ou discurso.

Exemplo: Hoje Carla chegou na hora.

O uso do advérbio “hoje” contextualiza um hábito e indica que Carla não costuma ser pontual.

Contexto extralinguístico

Conjunto de fatores externos ao texto ou discurso (faixa etária, época, local, tempo, grupo social, ambiente físico, etc.) que ajudam a compreender a mensagem emitida.

Exemplo: Fogo!

Por um contexto extralinguístico é possível compreender se o uso da palavra ocorreu em uma situação de incêndio ou em uma aula de tiro, por exemplo.

O contexto histórico e o contexto social são dois dos contextos extralinguísticos mais relevantes. Vejamos um pouco mais sobre eles:

Entenda o que é a falta de contexto na comunicação

A falta de contexto pode tornar a comunicação ambígua ou até mesmo dúbia, como podemos ver nestes exemplos:

Exemplo: Que belas férias!

Sem o contexto, não é possível compreender o verdadeiro sentido da frase. Como não há nenhum elemento físico ou situacional (circunstâncias, clima, local, estado de espírito do emissor da mensagem, condições nas quais ele se expressou, etc.) não é possível saber se as férias realmente foram maravilhosas ou se a frase retrata uma péssima experiência expressada por meio de ironia.

Exemplo: Minha coroa é linda!

Diante da falta de contexto, não é possível ter a certeza do sentido da frase. A palavra “coroa” tanto pode se referir ao objeto de adorno característico da realeza, quanto a uma pessoa de meia-idade ou idosa.

Uma informação inicial relativa ao contexto, como, por exemplo, uma breve descrição de uma cerimônia de coroação, com a presença de reis e rainhas, um ambiente monárquico, etc. conduziria a determinado sentido da palavra.

Veja também:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar