Continentes do mundo

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

Os continentes são grandes massas de terra emersas que compõem a superfície terrestre. Eles são separados pelos oceanos e diferenciam-se entre si por uma série de características próprias de natureza geográfica, cultural, social, econômica e histórica.

Existem diferentes modelos para determinar quantos continentes há no mundo. No entanto, o modelo dos 5 continentes é o mais utilizado e considera apenas aqueles que são habitados: Ásia, América, África, Europa e Oceania.

Este modelo não considera a Antártida como um continente, pois a pequena população que lá se encontra é temporária e se dedica, principalmente, à realização de pesquisas científicas.

Conhecer quais são os continentes e suas principais características nos permite aprender muito mais sobre o nosso mundo e sua diversidade.

mapa com os 5 continentes, em cores diferentes.
Modelo dos 5 continentes.

Ásia

Origem do nome: O nome Ásia origina-se do grego "Assuwa", que era usado para designar a Anatólia, uma entidade política localizada na parte mais ocidental da península do continente asiático.

Tamanho: A Ásia é o maior continente da Terra, com uma superfície de 44.451.138 km². É também o continente com a maior população. O maior país em área é a Rússia, e o menor é as Maldivas, um país composto por 1200 ilhas.

População: A Ásia tem mais de 4 bilhões de habitantes, com a maioria concentrada nas áreas costeiras. Os países mais populosos do mundo estão localizados na Ásia. A China tem uma população superior a 1,4 bilhão de habitantes, seguida pela Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

Idiomas: Na Ásia são faladas numerosas línguas, devido ao grande número de países que compõem o continente. Entre os idiomas mais falados estão o mandarim (ou chinês), o hindi, o cantonês e o árabe. Também existem territórios onde se fala inglês, espanhol e francês.

Limites geográficos: Ásia e Europa, geograficamente, formam um único continente denominado Eurásia. No entanto, muitos geógrafos delimitam as fronteiras de ambos os continentes a partir dos Montes Urais, uma cordilheira montanhosa que se encontra entre a Rússia e o Cazaquistão.

  • Norte: Oceano Ártico.
  • Sul: Mar Arábico e Oceano Índico.
  • Leste: Oceano Pacífico, onde se encontram o Mar de Bering e o Mar das Filipinas.
  • Oeste: Europa, África, Mar Mediterrâneo, Mar Negro e Mar Cáspio.

Relevo: Na Ásia, há uma vasta região de planaltos. O ponto mais alto é o Planalto do Pamir, na região do Tibete, que se estende por vários países. Daqui surge um amplo sistema montanhoso com grandes altitudes, como o Himalaia, e importantes extensões de planícies que se estendem até a Sibéria, na Rússia.

Os desertos também fazem parte do relevo asiático, como o Deserto Árabe e o Deserto de Gobi, entre a China e a Mongólia, que são dos mais extensos.

Principais rios:

  • Rio Ganges na Índia.
  • Rio Yangtzé na China.
  • Rio Eufrates na Turquia.
  • Rio Indo na China.
  • Rio Obi na Rússia.
  • Rio Amur na Rússia.

Subdivisões: Ásia do Norte, Ásia Oriental, Ásia Central, Ásia Ocidental, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.

48 países. Lista de países que compõem o continente asiático:

Afeganistão Chipre Jordânia Rússia
Arábia Saudita Coreia do Norte Cazaquistão Singapura
Armênia Coreia do Sul Quirguistão Síria
Azerbaijão Emirados Árabes Unidos Kuwait Sri Lanka
Bangladesh Filipinas Laos Tailândia
Barein Geórgia Líbano Tajiquistão
Birmânia Índia Malásia Timor Leste
Brunei Indonésia Maldivas Turcomenistão
Butão Irã Mongólia Turquia
Camboja Iraque Nepal Uzbequistão
Catar Israel Omã Vietnã
China Japão Paquistão Iêmen

Saiba mais sobre a Ásia.

América

Origem do nome: O topônimo América deriva do nome de Américo Vespúcio, navegador e cosmógrafo florentino, que é acreditado como um dos primeiros a reconhecer que se tratava de um continente distinto e não da Ásia.

Em 1507, o humanista germânico Matthias Ringmann, junto com outros eruditos, atualizou os conteúdos cartográficos da obra "Geographia" de Cláudio Ptolemeu. Esta atualização incluiu o ensaio de Ringmann intitulado "Cosmographiae Introductio", onde o nome América foi utilizado para designar os territórios descobertos por Cristóvão Colombo.

O mapa-múndi do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller também inclui a América como um continente separado da Ásia.

Tamanho: A América é o segundo maior continente da Terra e está localizada na zona ocidental do planeta. Possui uma superfície total de 42,55 milhões de km². O país de maior tamanho é o Canadá, e o menor é São Cristóvão e Neves, um par de ilhas de origem vulcânica situadas no mar do Caribe.

População: A América abriga cerca de 1 bilhão de pessoas. Os países mais populosos são os Estados Unidos, com mais de 300 milhões de habitantes; o Brasil, com mais de 200 milhões; e o México, com uma população superior a 120 milhões de pessoas.

Idiomas: Os idiomas mais falados são o espanhol, o inglês, o português e, em menor medida, o francês.

Outras línguas amplamente faladas incluem o quíchua e o guarani. O quíchua conta com mais de oito milhões de falantes entre Peru, Bolívia e Equador. O guarani é falado por 8 milhões de pessoas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.

Limites geográficos: A América faz fronteira com a Ásia através do Estreito de Bering, com uma largura de 82,7 km entre a Sibéria, no extremo oriental da Rússia, e o Alasca, no extremo noroeste dos Estados Unidos.

  • Norte: Oceano Ártico.
  • Sul: Confluência dos oceanos Atlântico e Pacífico. O Cabo Hornos, no Chile, é o ponto mais meridional do continente.
  • Leste: Oceano Atlântico e o Mar de Bering.
  • Oeste: Oceano Pacífico.

Relevo: A América se caracteriza pela diversidade de seu relevo. Existem cadeias montanhosas que terminam em grandes planícies tanto na América do Norte quanto na América do Sul. Entre estas estão a planície do Mississípi, a planície amazônica e a Pampa argentina.

Na vasta cordilheira montanhosa da zona ocidental, encontra-se a Cordilheira dos Andes, que se estende por vários países da América do Sul. Destacam-se também as planícies e maciços do Brasil, Canadá, Peru e Venezuela.

Principais rios:

  • Rio Orinoco na Venezuela.
  • Rio Mississípi nos Estados Unidos.
  • Rio Amazonas, que percorre a Colômbia, Peru e Brasil.
  • Rio Colorado, que atravessa parte dos Estados Unidos e México.
  • Rio Paraná no Brasil.
  • Rio da Prata, que serve de fronteira entre Argentina e Uruguai.
  • Rio Missouri nos Estados Unidos.

Subdivisões: América do Norte, América Central e América do Sul.

35 países. Lista de países que compõem o continente americano:

Antígua e Barbuda Canadá El Salvador Jamaica São Cristóvão e Neves
Argentina Chile Estados Unidos México São Vicente e Granadinas
Bahamas Colômbia Granada Nicarágua Santa Lúcia
Barbados Costa Rica Guatemala Panamá Suriname
Belize Cuba Guiana Paraguai Trinidad e Tobago
Bolívia Dominica Haiti Peru Uruguai
Brasil Equador Honduras República Dominicana Venezuela

Saiba mais sobre a América do Norte, América Central e a América do Sul.

África

Origem do nome: Existem diferentes hipóteses sobre a origem do nome África. A mais aceita refere-se ao uso do nome da tribo Afri pelos romanos para designar todos os habitantes do lado oeste do rio Nilo. Os membros da tribo Afri viviam em cavernas, o que pode fazer com que o nome derive do berbere "ifran", que significa "caverna", ou do fenício "afar", que significa "pó".

Tamanho: É o terceiro maior continente da Terra, com uma superfície de 30,37 milhões de km², e é o segundo em termos de população, representando 17% da população mundial.

Limites geográficos: África e Europa são separadas pelo Estreito de Gibraltar, uma conexão natural entre as águas do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico com 14,4 km de largura que separa a Espanha do Marrocos. Com a Ásia, a delimitação ocorre no istmo de Suez.

  • Norte: Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico.
  • Sul: Confluência dos oceanos Atlântico e Índico.
  • Leste: Mar Vermelho e Oceano Índico.
  • Oeste: Oceano Atlântico.

População: A África tem aproximadamente 1,3 bilhões de habitantes. Caracteriza-se por ter uma alta taxa de crescimento demográfico, e estima-se que, em 2050, a população possa alcançar cerca de 25% da população mundial.

Os países mais populosos são a Nigéria, com mais de 200 milhões de habitantes; em seguida, a Etiópia, com mais de 100 milhões; e o Egito, com uma população próxima a 100 milhões.

Idiomas: Os idiomas mais falados no continente africano são o árabe e o francês. Além disso, há uma grande diversidade de línguas autóctones e próprias de numerosas comunidades. Entre as mais faladas estão o suaíli, o hauçá e o iorubá. Outros idiomas falados são o inglês e o português.

Relevo: O continente africano está situado sobre uma placa tectônica muito antiga, em contato com as placas arábica e somali. Sobre essa placa, estende-se uma grande meseta que cobre a maior parte do continente. A África é predominada por planícies, com poucas montanhas e o deserto do Saara, um dos maiores do mundo.

Principais rios:

  • Rio Nilo: Conflui entre dez países: Burundi, Ruanda, Tanzânia, Quênia, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Uganda, Sudão do Sul e Sudão.
  • Rio Congo: Flui na República Democrática do Congo, Zâmbia, República do Congo e Angola.
  • Rio Níger: Conflui entre Guiné, Mali, Níger, Benin e Nigéria.
  • Rio Zambeze: Conflui entre Zâmbia, República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique.
  • Rio Orange: Percorre os territórios de Lesoto, Namíbia e África do Sul.

Subdivisões: África do Norte, África do Sul, África Central, África Oriental e África Ocidental.

54 países. Lista de países que compõem o continente africano:

Angola Comores Gana Malaui República Centro-Africana Sudão
Argélia Congo-Brazzaville Guiné Mali Ruanda Sudão do Sul
Benin Congo-Kinsasa Guiné-Bissau Marrocos Santo Tomé e Príncipe Tanzânia
Botsuana Costa do Marfim Guiné Equatorial Maurício Senegal Togo
Burkina Faso Egito Quênia Mauritânia Seychelles Tunísia
Burundi Eritreia Lesoto Moçambique Serra Leoa Uganda
Cabo Verde Etiópia Libéria Namíbia Somália Djibuti
Camarões Gabão Líbia Níger Suazilândia Zâmbia
Chade Gâmbia Madagascar Nigéria África do Sul Zimbábue

Saiba mais sobre a África.

Europa

Origem do nome: Existem diferentes hipóteses sobre a origem do topônimo Europa. A mais comum sugere que o nome Europa deriva do grego "eury", que significa "amplo", e "ops", que significa "face" ou "olho", interpretando-se como "olhar para o amplo".

Outra hipótese aponta para a origem semítica, da raiz "hrb-", que significa "pôr-se o sol", relacionando-se com a crença mesopotâmica de que o sol se oculta a oeste.

Tradicionalmente, também se acredita que o nome Europa tenha origem na mitologia grega. Europa era uma princesa fenícia que foi sequestrada por Zeus, que, disfarçado de touro branco, a levou para Creta, onde ela teve três filhos: Minos, Radamanto e Sarpedão.

Tamanho: A Europa é o segundo menor continente da Terra, com uma superfície de 10,53 milhões de km². O país mais extenso da Europa é a França, enquanto o menor é o Estado da Cidade do Vaticano.

Limites: A Europa e a Ásia estão conectadas por uma massa de terra de grandes dimensões chamada Eurásia, considerada um supercontinente devido às suas características físicas e geográficas. Também se menciona o supercontinente Eurafrásia, que inclui a África na conexão com a Europa através do istmo de Suez.

O limite que separa a Europa da Ásia é definido por vários aspectos políticos, históricos e culturais específicos desses continentes.

No entanto, alguns países são denominados euro-asiáticos por sua localização geográfica entre Europa e Ásia. Estes são Armênia, Azerbaidjão, Chipre, Geórgia, Cazaquistão, Rússia e Turquia.

  • Norte: Oceano Ártico.
  • Sul: Cáucaso, Mar Negro e Mar Mediterrâneo.
  • Leste: Ásia, Montes Urais, Mar Cáspio.
  • Oeste: Oceano Atlântico.

População: A população europeia ultrapassa 700 milhões de habitantes. Os países mais populosos são a Alemanha, com pouco mais de 80 milhões de habitantes, e o Reino Unido, com mais de 67 milhões de pessoas. O país menos populoso da Europa e do mundo é o Estado da Cidade do Vaticano.

Idiomas: A Europa possui uma ampla diversidade linguística, e a União Europeia reconhece 24 línguas oficiais. Entre os idiomas mais falados estão o alemão, o inglês, o francês e o italiano.

Relevo: O relevo da Europa é composto por montanhas, cadeias montanhosas e planícies. As principais elevações são a Cordilheira Escandinava, os Montes Urais e os Alpes, dos quais se destaca o Maciço do Mont Blanc. As planícies são o relevo mais extenso no continente, especialmente na região leste.

Principais rios:

  • Rio Volga: Localizado na Rússia europeia.
  • Rio Danúbio: Percorre Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Hungria, Moldávia, Romênia, Sérvia e Ucrânia.
  • Rio Reno: Uma das rotas fluviais mais utilizadas da Europa, conflui entre Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos.
  • Rio Sena: Na França.
  • Rio Tamisa: Na Inglaterra.

Subdivisões: Europa do Norte, Europa do Sul, Europa Central, Europa Oriental e Europa Ocidental.

44 países. São os seguintes:

Albânia Eslováquia Letônia Polônia
Alemanha Eslovênia Liechtenstein Portugal
Andorra Espanha Lituânia Reino Unido
Áustria Estônia Luxemburgo República Checa
Bélgica Finlândia Macedônia del Norte Romênia
Bielorrússia França Malta Rússia (lado europeu)
Bósnia e Herzegovina Grécia Moldávia San Marino
Bulgária Hungria Mônaco Sérbia
Cidade del Vaticano Irlanda Montenegro Suécia
Croácia Islândia Noruega Suíça
Dinamarca Itália Países Baixos Ucrânia

Observação: Em muitas listas, a Rússia é incluída por ser um país transcontinental.

Saiba mais sobre a Europa.

Oceania

Origem do nome: Em 1812, o geógrafo francês Conrad Malte-Brun criou o termo "Océanie", traduzido como "Oceania", que deriva do grego antigo "Ōkeanós", ao qual foi adicionado o sufixo latino "-ia".

Tamanho: Oceania é o continente mais pequeno e menos populoso. Tem uma superfície de 8,5 milhões de km². O país com maior superfície é a Austrália e o menor é Nauru, composto por uma única ilha abaixo da linha do equador.

Limites: Trata-se de um continente insular, formado por ilhas e arquipélagos.

  • Norte: Oceano Pacífico.
  • Sul: Oceano Antártico.
  • Leste: Oceano Pacífico.
  • Oeste: Oceano Índico e Indonésia.

População: Este continente tem pouco mais de 40 milhões de habitantes. Os países mais populosos são a Austrália, com mais de 25 milhões de habitantes, Papua-Nova Guiné, com mais de oito milhões de pessoas, e Nova Zelândia, com 5 milhões. O menos populoso é Tuvalu, com aproximadamente 10 mil habitantes.

Idiomas: Em Oceania são faladas mais de 1500 línguas, sendo as mais comuns o inglês, o tok pisin, o francês e o hindi de Fiji.

Relevo: Oceania é o continente mais jovem. É composto por grandes e pequenas ilhas, muitas de origem vulcânica. Na Austrália, há extensas planícies, a Grande Cordilheira Divisória e uma planalto onde estão localizados os Montes Hamersley e MacDonnell.

Na região sul da Nova Zelândia encontram-se os Alpes Neozelandeses, uma extensa cadeia de montanhas.

Principais rios:

  • Rio Murray: Na Austrália.
  • Rio Darling: Na Austrália.
  • Rio Waikato: Na Nova Zelândia.
  • Rio Clutha: Na Nova Zelândia.

Subdivisões: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.

14 países.São os seguintes:

Austrália Estados Federados da Micronésia Fiji Kiribati Ilhas Marshall Ilhas Salomão Nauru
Nova Zelândia Palau Papua-Nova Guiné Samoa Tonga Tuvalu Vanuatu

Saiba mais sobre a Oceania.

Modelos continentais

Outros modelos continentais são:

  • Modelo dos 4 continentes: sugere que Europa, África e Ásia formam um único continente chamado Eurásia, já que é uma grande área de terra sem divisões. Os outros continentes são América, Oceania e Antártida.
  • Modelo dos 6 continentes: há duas visões diferentes. O modelo tradicional divide o mundo em Europa, América, África, Ásia, Oceania e Antártida. O modelo geológico considera que Europa e Ásia formam um único continente chamado Eurásia, e os outros são América do Norte, América do Sul, África, Oceania e Antártida.
  • Modelo dos 7 continentes: esse modelo é muito usado em países de língua inglesa e inclui Europa, América do Norte, América do Sul, África, Ásia, Oceania e Antártida.

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Outros conteúdos que podem interessar