Conversa para boi dormir
Conversa para boi dormir é uma expressão popular em português (do Brasil) utilizada quando se diz que alguém está de conversa mole, lero-lero, desculpa esfarrapada ou mentira contada com a intenção de enganar alguém.
Uma conversa para boi dormir também pode ser uma que não é do seu agrado, e a pessoa que fala, tenta fingir que entende do assunto.
Origem da expressão
A expressão "conversa para boi dormir" surgiu em uma época onde a pecuária era de suprema importância para a população local. O boi era considerado um dos animais mais importantes, tendo em conta que dele era possível se aproveitar quase tudo, com a excepção do berro.
Por este motivo, o boi tinha uma grande importância para os pecuaristas, que tratavam o animal quase como uma pessoa, e muitas vezes até conversavam com ele. Porém, não conversavam para o fazer dormir.
Em 1950, na copa do mundo, o Brasil venceu Espanha por 6 a 1 e quase 200 mil pessoas cantaram "Touradas em Madrid", música composta por Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha, que termina com este verso: “Queria que eu tocasse castanholas e pegasse um touro a unha/caramba, caracoles/não me amoles/pro Brasil eu vou fugir/ isso é conversa mole/ para boi dormir”.
Em inglês, a expressão "conversa para boi dormir" é conhecida como “cock-and-bull story” (cuja tradução literal é "história do galo e boi).
Exemplo: "The teacher got mad at him because he arrived late every single day and always had the same cock-and-bull story" - A professora ficou com raiva dele porque todos os dias ele chegava atrasado e vinha com a mesma conversa para boi dormir.
Veja também: tirar o cavalinho da chuva e chorar sobre o leite derramado.
- Tirar o cavalinho da chuva
- Casa da Mãe Joana
- A jiripoca vai piar
- Morde e Assopra: entenda o significado da expressão popular
- Pensando na morte da bezerra (expressão popular)
- Santo do pau oco
- Encher Linguiça: o que significa a expressão
- Chorar sobre o leite derramado
- Ripa na Chulipa (significado da expressão)
- Pagar o pato