Convicção
Convicção é a ação de convencer, isto é, ter uma ideia ou opinião sobre algo de modo obstinado, crendo absolutamente naquilo que acredita e transmitindo isso para as outras pessoas.
Ter convicção é o mesmo que ter a firme certeza sobre algo em que acredita, sendo esta segurança oriunda a partir de motivos ou provas de natureza particular.
A partir desta acepção, a palavra convicção ainda pode estar relacionada com aquilo que é considerado um padrão de perfeição, ou seja, as ideias, crenças e princípios básicos que norteiam a vida de alguém.
Exemplo: "Meu pai nunca deixou de defender as suas convicções".
Uma pessoa que age com convicção é aquela que, aparentemente, sabe perfeitamente o que está fazendo, não levantando suspeitas ou inseguranças sobre a sua capacidade de lidar com determinada coisa.
No âmbito religioso, a convicção pode ser entendida como sinônimo de fé, visto que a pessoa convicta em Deus, por exemplo, é aquela que tem plena certeza da sua existência.
A origem da palavra "convicção" está no latim convictio, que significa "prova" ou "refutação". Este termo, por sua vez, deriva de convincere, que quer dizer "vencer" ou "superar decisivamente".