Coreia do Sul

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A Coreia do Sul é um país localizado no leste da Ásia, na Península Coreana, de 100.210 km² e com 51,63 milhões de habitantes. Sua capital é Seul.

Foi formada em 1948, após a divisão da península coreana pelos Estados Unidos e a extinta União Soviética, no final da Segunda Guerra Mundial.

O país ficou conhecido por seu rápido crescimento nos últimos 50 anos, tornando-se um centro de tecnologia, educação e cultura, especialmente pelo k-pop.

Possui uma economia desenvolvida, o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi de 1,582 trilhões de dólares. A Coreia do Sul é uma democracia, cuja forma de governo é a república e sistema é o presidencialismo.

Dados da Coreia do Sul
Nome oficial República da Coreia
Capital Seul
Idioma oficial Coreano
Moeda Won sul-coreano
Tamanho 100.210 km²
População 51,63 milhões
Localização Ásia
Produto Interno Bruto (PIB) 1,582 trilhões de dólares
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,925

Mapa da Coreia do Sul dividido em regiões com as cidades importantes destacadas.

População da Coreia do Sul

A população da Coreia do Sul é de 51,63 milhões de habitantes (2022). A maioria é etnicamente coreana, tendo uma sociedade homogênea cultural e linguisticamente. O idioma oficial é o coreano.

A população é urbanizada, metade vive na região metropolitana de Seul, mais de 25 milhões de pessoas. As principais religiões são o budismo e o cristianismo, respectivamente. O país tem uma das mais altas expectativas de vida, 83 anos (2022), mas uma taxa de natalidade baixa, de 0,72 (2023).

Cultura da Coreia do Sul

Panelas marrons de comidas de cores laranja, marrom e verde em feira livre.
Kimchi em mercado tradicional na Ilha de Jeju.

A Coreia do Sul possui valores originados no confucionismo, filosofia moral e ética chinesa, baseada nos ensinamentos de Confúcio. Esse pensamento influencia os aspectos sociais e éticos sul-coreanos, especialmente a valorização da família, a educação e o respeito pelos mais velhos.

Nas úlimas décadas, o país ganhou destaque com o K-pop, gênero musical que mistura música pop com outros estilos, como hip-hop e eletrônica, e se tornou um fenômeno internacional, com bandas sul-coreanas conquistando fãs em todo o mundo.

Os dramas televisivos, K-dramas, também são muito populares em vários países. O cinema sul-coreano cresceu e ganhou notoriedade internacional, principalmente depois do filme Parasita, de Bong Joon-ho, ter ganhado o Oscar de Melhor Filme em 2020.

Apesar da Coreia do Sul ser urbanizada e ter se modernizado rapidamente, ainda mantém vivas raízes culturais antigas, especialmente por meio da arte, da arquitetura tradicional (com os palácios reais) e das cerimônias (como a do chá).

A culinária é outro traço importante da cultura, os pratos típicos mais conhecidos são o kimchi (vegetais fermentados), bibimbap (arroz com legumes e carne) e bulgogi (carne marinada grelhada). Há ainda em festivais populares: o Seollal (Ano Novo Lunar) e o Chuseok, em que se celebra a família e os ancestrais.

Divisão geográfica: as cidades da Coreia do Sul

A Coreia do Sul é dividida administrativamente em:

  • 9 províncias (do);
  • 6 cidades metropolitanas (gwangyeoksi);
  • 1 cidade especial;
  • 1 cidade autônoma especial.

As províncias são subdivididas em cidades menores (si) e condados (gun), enquanto as cidades metropolitanas e especiais são semelhantes às províncias, mas são administradas diretamente pelo governo central.

As províncias são Chungcheong do Norte (Chungcheongbuk-do), Chungcheong do Sul (Chungcheongnam-do), Gangwon, Gyeonggi, Gyeongsang do Norte (Gyeongsangbuk-do), Gyeongsang do Sul (Gyeongsangnam-do), Jeolla do Norte (Jeollabuk-do), Jeolla do Sul (Jeollanam-do) e Jeju.

Seul, a capital, é a cidade especial do país, enquanto Sejong é a cidade autônoma especial, com maior autonomia administrativa. Já as cidades metropolitanas são Busan, Daegu, Daejeon, Gwangju, Incheon, Sejong e Ulsan.

No geral, as cidades da Coreia do Sul são altamente urbanizadas. Além da capital, Busan é uma cidade relevante, é a segunda maior do país e tem um porto importante.

Incheon, próxima a Seul, também é conhecida por seu porto e aeroporto internacional. Já Daegu e Daejeon são centros industriais e tecnológicos relevantes, principalmente por possuírem polos de pesquisa e desenvolvimento.

História da Coreia do Sul

Palácio coreano ao fundo da imagem, no horizonte, enquanto quatro pessoas com roupas tradicionais coreanas caminham em sua direção.
Palácio de Gyeongbokgung, em Seul.

A região da península coreana foi um território unificado, conhecido como Coreia, por mais de mil anos. A Coreia teve vários reinos, como os Três Reinos (Goguryeo, Baekje e Silla) e o Reino de Goryeo (que deu origem ao nome "Coreia").

O Reino de Joseon (1392–1897) foi o mais duradouro, seguido pelo breve Império Coreano (1897–1910), que foi anexado pelo Japão em 1910. Durante o domínio japonês (1910-1945), a Coreia sofreu repressão política, exploração econômica e tentativas de erradicar sua identidade cultural.

Os coreanos lutaram por independência, conseguindo a libertação com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No entanto, a península foi dividida em zonas de ocupação, com a parte norte sob influência soviética e a parte sul sob controle dos Estados Unidos, levando à criação de dois países separados em 1948: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

A Coreia do Sul foi oficialmente estabelecida como uma república capitalista. Contudo, em 1950, a Coreia do Norte invadiu a parte sul, iniciando a Guerra da Coreia, que durou 3 anos e terminou com um armistício, ou seja, sem um tratado de paz formal, deixando os dois países tecnicamente em estado de guerra até hoje.

A partir dos anos 1960, o governo sul-coreano, ainda enfrentando as consequências da guerra, implementou reformas econômicas que levaram ao "Milagre do Rio Han", um período de rápido crescimento econômico e industrialização.

Nas décadas de 1980 e 1990, a Coreia do Sul passou pelo processo de democratização, após anos de governos ditatoriais militares. Em 1987, o país realizou eleições democráticas diretas, marcando a transição para a democracia plena.

Desde então, a Coreia do Sul se consolidou como uma das economias mais avançadas e uma nação culturalmente influente, especialmente na área da tecnologia, do entretenimento e da educação.

Economia da Coreia do Sul

Vista superior da cidade de Seul a noite, com uma ponte sobre um rio e prédios e edifícios altos iluminados
Seul, capital da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul se destacou internacionalmente por seu forte desenvolvimento econômico, que começou em meados do século XX. Esse crescimento ficou conhecido como "Milagre do Rio Han", uma referência ao rio que corta Seul.

Após a Guerra da Coreia (1950-1953), o país ficou devastado e com a economia enfraquecida, entretanto, na década de 1960, começou a implementar uma série de reformas econômicas, investimentos em educação e em inovação tecnológica. Além de incentivar à industrialização e o comércio exterior.

Atualmente, a Coreia do Sul está entre os maiores exportadores de produtos eletrônicos, automóveis e navios. Empresas sul-coreanas como Samsung, Hyundai e LG são mundialmente conhecidas.

O país também é referência em tecnologia da informação e comunicações, sendo um dos primeiros a adotar redes 5G em larga escala. Em 2023, seu Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1,582 trilhões de dólares.

Governo da Coreia do Sul

Bandeira sul-coreana de fundo branco com o circulo central, com a metade inferior azul e a metade superior vermelha, e quatro grupos de três linhas pretas em cada canto.
Bandeira da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul é uma democracia republicana. Tem como sistema de governo o presidencialismo, em que a figura do presidente faz o papel de chefe de Estado e de governo. O presidente é eleito por voto direto para um mandato de cinco anos, sem reeleição imediata.

O país também possui um parlamento unicameral, a Assembleia Nacional (ou Gukhoe), responsável pela criação das leis. No sistema jurídico, a Corte Constitucional é a mais alta instância, sendo responsável por questões ligadas à constitucionalidade das leis e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Geografia da Coreia do Sul

A Coreia do Sul possui uma geografia de montanhas, planícies costeiras e ilhas. O país ocupa a parte sul da península coreana e tem fronteira terrestre apenas com a Coreia do Norte, ao norte.

O restante do país é cercado pelo Oceano Pacífico, onde a leste está o Mar do Japão e a oeste está o Mar Amarelo. Ao sul, está o Estreito da Coreia, que a separa do Japão.

As montanhas predominam no leste e no sudeste, com a cadeia montanhosa Taebaek sendo a mais famosa. O oeste e o sul são planícies, com áreas agrícolas e cidades costeiras.

A Ilha de Jeju é a maior e mais conhecida do país, especialmente pelo vulcão Hallasan, o ponto mais alto da Coreia do Sul. O clima é temperado, com as quatro estações bem definidas, tendo invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.

Curiosidades sobre a Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um país rico em cultura e tradições, conheça algumas curiosidades sobre a sociedade e a economia sul-coreana:

  • Idade coreana: até 2023, ao nascer, um bebê sul-coreano era considerado com 1 ano de idade, e todas as pessoas ganhavam 1 ano adicional no Ano Novo Lunar. Contudo, este estatuto foi abolido recentemente e todos os sul-coreanos ficaram "um ano mais jovem".
  • Tecnologia de ponta: empresas importantes, como Samsung e LG, são sul-coreanas, e o país foi um dos primeiros a adotar redes 5G em larga escala.
  • Cultura do café: os sul-coreanos são grandes consumidores de café. Segundo pesquisa da agência Mordor Intelligence, em 2021, eles consumiram em média 12,3 xícaras de café por semana.
  • Indústria de beleza: a Coreia do Sul é reconhecida por sua indústria de cosméticos, conhecida como "K-beauty".
  • Hallyu ou "Onda Coreana": é nome dado o fenômeno cultural sul-coreano, que inclui K-pop, K-dramas e filmes, e conquistou milhões de fãs em todo o mundo.

Referências bibliográficas

MORDOR INTELLIGENCE. Mordor Intelligence. Disponível em: https://www.mordorintelligence.com. Acesso em: 19 set. 2024.

STATISTICS KOREA. Disponível em: https://kostat.go.kr/anse/. Acesso em: 19 set. 2024.

WORLD TRADE ORGANISATION. Disponível em: https://stats.wto.org/. Acesso em: 19 set. 2024.

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar