O que é CPU, suas funções e componentes

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista

CPU (Central Processing Unit, em inglês) é a Unidade Central de Processamento (UCP, em português), também conhecida como processador ou microprocessador do computador. Conectada à placa-mãe, é o local onde os dados são processados, executando cálculos de forma centralizada.

Um dos hardwares mais importantes, é considerada o “cérebro” de um computador. A CPU processa os dados digitais de entrada e os associa as instruções armazenadas em sua memória. Então, fornece como saída os dados resultantes desse processamento.

A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.

Intel, AMD e NXP são as principais fabricantes mundiais de processadores.

Componentes da CPU

  • Unidade de controle (UC): é o componente que comanda e controla o processamento na CPU, interpretando as instruções dos diversos programas em execução no sistema. A UC também é responsável pelo controle de entrada e saída de dados da CPU.
  • Unidade lógica e aritmética (ULA): é a parte da CPU responsável pelos cálculos (operações lógicas e aritméticas). É na ULA que os dados são processados no interior da CPU.
  • Registradores: são pequenas porções de memória rápida e volátil, isto é, que se perdem com a ausência de energia elétrica (quando o usuário desliga o computador, por exemplo), destinadas ao armazenamento de dados e resultados temporários processados pela CPU.

Diferença entre CPU e Gabinete

Entre os usuários, é muito comum confundirem CPU com o gabinete do computador. Como visto anteriormente, a CPU é um hardware interno responsável pelo processamento de dados, o cérebro do dispositivo. Já o gabinete, por seu turno, é uma estrutura semelhante a uma caixa de metal e plástico cuja função é suportar e proteger os componentes do computador.

Veja também:

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.
Outros conteúdos que podem interessar