O que é a Crisma
A Crisma é um dos sete Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Também pode ser chamada de Sacramento da Confirmação.
Esse sacramento complementa e confirma o batismo, e por isso é assim chamado. Nele, o fiel reassume junto da Igreja e de Deus os compromissos firmados no batismo (que foram realizados pelos padrinhos).
Durante a cerimônia de Crisma, o católico é ungido com óleo de oliveira e recebe o dom do Espírito Santo. A celebração do sacramento acontece durante a Missa.
Qual o significado da Crisma
A Crisma é o sacramento de confirmação da graça e das promessas do batismo. O seu significado está relacionado com o fato do cristão, livremente, reformar a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja.
As promessas feitas no batismo pelos padrinhos, na Crisma são confirmadas pela própria pessoa.
Além disso, durante a celebração da Crisma, o cristão é ungido com óleo de oliveira, que simboliza saúde, força e alegria.
O crismado recebe o dom do Espírito Santo, que lhe irá proporcionar maior união com Deus, a afirmação da graça do batismo, a nutrição da alma com os dons do Espírito e o encorajamento para viver o cristianismo.
Na Crisma, o fiel se torna um verdadeiro integrante da Igreja, passando inclusive a ser responsável por ela.
Para que serve a Crisma
A Crisma é um dos sacramentos católicos e faz parte, com o Batismo e a Eucaristia, dos chamados Sacramentos de iniciação da vida cristã no catolicismo.
Esse sacramento é importante para confirmar a continuidade no caminho de Deus e receber, por meio dos dons do Espírito Santo, a força necessária para permanecer ao lado de Deus e da Igreja.
Pode fazer a Crisma, quem já foi batizado e está em estado de graça, ou seja, tenha se confessado e não tenha cometido nenhum pecado mortal.
Saiba mais sobres os Sacramentos da Igreja Católica e os 7 Pecados Capitais.