O que é Cultura Popular (conceito e definição)
Cultura popular é um conjunto de costumes, tradições e manifestações sociais específicas de uma região ou país.
Também chamada de cultura tradicional, abrange elementos como a música, dança, festas populares, lendas, contos, artesanato e outros tipos de expressões culturais típicas de um povo ou lugar.
Geralmente é transmitida oralmente, das pessoas mais velhas para as mais novas. A cultura popular surgiu graças as interações e práticas compartilhadas entre pessoas de uma região, refletindo sua identidade e forma de viver.
A sociologia e etnologia procuram identificar as manifestações permanentes e coerentes, analisando como elas acontecem em uma comunidade e passam a compor a cultura popular.
Características da cultura popular
As manifestações da cultura popular podem variar conforme o local e também o período histórico. Porém, alguns aspectos estão presente em quase todas as expressões culturais populares, são eles:
- Transmissão das tradições através da oralidade, de geração em geração;
- Surgimento espontâneo, ou seja, as manifestações não são idealizadas ou planejadas;
- São coletivas, refletindo a identidade de toda uma comunidade;
- São de fácil entendimento, trata-se de um tipo de cultura acessível para todos;
- Refletem o cotidiano e a história de um povo ou local.
Veja também o que é a cultura.
Cultura popular brasileira
Faz parte da cultura popular brasileira todo o conjunto de práticas, tradições, expressões artísticas e culturais que refletem o cotidiano e a história do povo brasileiro, compondo a sua identidade.
A cultura popular brasileira é caracterizada por muita diversidade, seja pelo regionalismo e tradições locais, ou pela pluralidade de povos que influenciaram a formação da cultura brasileira.
Portanto, a cultura popular do Brasil é única e tem inspiração em elementos europeus, africanos, indígenas e até asiáticos. Ela conta e preserva o modo de vida dos brasileiros e suas comunidades.
Exemplos de cultura popular brasileira
- Carnaval;
- Festa Junina/ Festa de São João;
- Bumba-meu-boi;
- Congado;
- Festa de Reis;
- Círio de Nazaré;
- Capoeira;
- Maracatu;
- Samba de roda;
- Frevo;
- Carimbó;
- Ciranda;
- Feijoada;
- Pão de queijo;
- Acarajé.
Saiba mais sobre a cultura brasileira.
Cultura popular e cultura de massa
Apesar de muitas vezes serem usadas como sinônimos, a cultura popular e a cultura de massa são distintas. A cultura popular é composta por tradições e costumes de uma região, essas manifestações surgem de forma espontânea e através da coletividade.
O que compõe a cultura de massa são produtos culturais. A cultura de massa é formada por músicas, séries, filmes, novelas, entre outros, criados por grandes empresas de comunicação e pensados para alcançar o maior número de pessoas e gerar lucro.
É possível que tradições da cultura popular sejam incorporadas pela cultura de massa e vice-versa. Por isso, a confusão entre esses dois tipos de cultura, além de que, assim como a cultura popular, a cultura de massa tende a ser de fácil entendimento.
Nos casos em que os tipos de cultura se misturam, só será possível fazer a diferenciação com o passar do tempo, que permitirá observar o que de fato faz parte da essência de um povo e de sua cultura popular.
Saiba mais sobre cultura de massa.
Diferença entre cultura popular e cultura erudita
A cultura erudita, também conhecida como cultura de elite, é aquela obtida por meio de estudos e da técnica, da investigação teórica ou científica.
Por esse tipo de conhecimento não ser acessível para a maioria das pessoas, a cultura erudita acaba por ser elitizada, quase uma exclusividade para pessoas com capacidade financeira elevada.
Exemplos de cultura erudita são a ópera, concertos de música clássica, espetáculos de balé, pinturas e esculturas expostas em galerias de arte.
Já a cultura popular é acessível a todos, sua criação é espontânea, não sendo necessário estudo prévio para participar de suas manifestações.
Veja também: