Curupira
O que é o Curupira:
Curupira ou currupira é uma figura mitológica que pertence ao folclore brasileiro, conhecido como protetor da fauna e da flora amazônica.
O curupira é um personagem antigo do folclore nacional, citado pela primeira vez em 1560, em relatos do jesuíta português José de Anchieta. Era descrito como um "demônio das florestas" que persegue, tortura e mata pessoas que entram na mata com intenções maldosas.
A figura folclórica do curupira teve origem na Amazônia, no entanto, sua lenda se espalhou por todas as regiões do Brasil. Sua principal característica é ter os pés virados para trás, o que confundiria quem tentasse encontrá-lo ou fugir dele na floresta.
A palavra "curupira" tem origem no tupi-guarani. Sendo uma contração entre a curu, de curumim, "menino" ou "criança", e pira, que significa "corpo", ou seja, curupira quer dizer "corpo de menino".
Lenda do curupira
A lenda do curupira conta que o pequeno ser mitológico é um guardião da vida na floresta, defendendo e protegendo as plantas, árvores e animais que habitam a mata.
Na maioria das histórias, ele sempre aparece representando a figura de um justiceiro, sem intenções malvadas para com os seres humanos, exceto se desrespeitam a "sua casa". O curupira é impiedoso com as pessoas que exploram a floresta indevidamente, como caçadores e seringueiros, por exemplo.
O curupira faz com que os intrusos se percam na floresta, que a caça fique invisível diante dos olhos dos caçadores e, em algumas situações, chega a torturar e matar o homem que o desrespeita.
Para entrar na floresta sem ofender o curupira, os indígenas costumavam oferecer pequenos "presentes" para a criatura, como fumo (tabaco) ou cachaça.
A lenda ainda conta que os curupiras costumam raptar crianças para poder brincar com elas na floresta. Os meninos e meninas enfeitiçados pelo curupira só retornam para a casa após sete anos, quando já começam a entrar na vida adulta e deixam de ser uma companhia agradável para o "espírito da floresta".
Porém, existem crianças que nunca mais voltam, pois resolvem renegar a vida civil e viver o resto na mata com o curupira.
Características do curupira
O curupira é descrito como um "duende" ou "espírito da floresta", ele tem:
- Corpo de uma criança;
- Pelos ruivos, "cor de fogo";
- Pele escura;
- Dentes verdes;
- Os pés virados para trás, com o calcanhar para frente.
Diferença entre o curupira e o caipora
Muitas vezes confundido com o próprio curupira, o caipora é outra figura mitológica do folclore brasileiro.
Conhecido por ser primo do curupira, o caipora é representado pela imagem de um indígena de pele escura, que habita as florestas e ajuda a proteger toda a vida que existe nas matas. Ele sempre está montado em um porco-do-mato e segurando uma vara de bambu nas mãos.
Algumas lendas ainda contam que o caipora é canibal, ou seja, caso veja alguém caçando indevidamente na floresta, ele ataca e come o agressor.
Assim como o curupira, o caipora adora ser presenteado com tabaco. Então, os caçadores, para não serem atormentados pelo caipora, devem oferecer pequenas porções de fumo para os espíritos da mata.
Veja também mais lendas folclóricas brasileiras e entenda o que é o folclore e o folclore brasileiro.