Cuspido e escarrado (expressão popular)
Cuspido e escarrado é uma expressão popular da língua portuguesa, usada para descrever duas pessoas idênticas ou muito parecidas fisicamente.
A expressão "cuspido e escarrado" está errada e surgiu do uso indevido da expressão "esculpido e encarnado".
Possíveis origens da expressão
"Cuspido e escarrado", expressão que serve para indicar a semelhança entre duas pessoas, tem mais do que uma origem conhecida. Uma das possíveis origens viria de "esculpido e encarnado", ou seja, alguém tem a forma de outro, e foi também encarnado, ou seja, possui vida.
Uma origem alternativa e menos credível surge com a expressão "esculpido em carrara". Carrara é um mármore italiano, muito usado para fazer estátuas e bustos. Estas esculturas ficavam muito parecidas com a pessoa em questão, e por isso, quando duas pessoas eram muito parecidas, dizia-se que uma parecia ter sido "esculpida em carrara". Com o passar do tempo esta expressão se degenerou, surgindo a expressão cuspido e escarrado.
No entanto, há um fato que indica que a expressão “cuspido e escarrado” não veio de “esculpido e encarnado” e nem de "esculpido em carrara", e sim do verbo cuspir mesmo, reforçado pelo sinônimo escarrar. A origem remota da expressão está então na simbologia do cuspe. Isto porque em outras línguas, onde há expressões equivalentes que estão relacionadas também com o cuspe, como é possível verificar na expressão em inglês, abordada em cima. O que aconteceu no caso da língua portuguesa foi o acréscimo de “escarrado” à expressão “cuspido”, um reforço que não se verificou em outros idiomas.