O que é Dança Moderna e suas características
A dança moderna é um gênero de dança que foca na expressão e no movimento livre do corpo. Possui gestos fluidos que expressam o sentimento do dançarino.
O estilo da dança moderna é mais descontraído e não se limita a técnicas e figurinos pré-determinados. Seu objetivo é que o bailarino seja criativo e livre em suas expressões corporais.
A dança moderna surgiu entre os séculos XIX e XX, principalmente na América do Norte e na Europa, como um protesto ao balé clássico, que possuía movimentos rígidos seguidos rigorosamente pelos bailarinos. Esse protesto foi tão intenso, que um dos primeiros elementos a serem retirados foram as sapatilhas do balé.
Os bailarinos modernos reivindicam expressar os seus sentimentos através da dança e ter liberdade em seus gestos e movimentos corporais. Passaram a dançar descalços, sem roupas padronizadas e com mais torções e encaixes em seus movimentos.
Alguns pioneiros da dança moderna são: as americanas Isadora Duncan, Martha Graham, Martha Loie Fuller e Ruth St Dennis e o suíço Emile Jacque Dalcroze.
Características da dança moderna
Expressões e movimentos ligados às emoções
A dança moderna busca interpretar os sentimentos dos dançarinos através dos movimentos livres, fluidos e expressivos. O objetivo do dançarino moderno é transmitir as suas emoções para o público através dos seus movimentos corporais.
Novos encaixes e distorções do corpo
Com o afastamento do balé clássico, a dança moderna buscou novos movimentos e a liberdade de criar os seus passos. Essa passagem de movimentos rígidos para livres, fez a dança moderna ser um dos estilos pioneiros nas diferentes distorções e encaixes durante a dança.
Novos estilos de maquiagem e roupas nas apresentações
A dança moderna abandonou as fantasias e maquiagens exigidas no balé e buscou um estilo mais natural e livre. As roupas podem ser soltas ou coladas ao corpo, os pés descalços e geralmente a maquiagem é mais básica.
Dança moderna no Brasil
A dança moderna surgiu num contexto da Segunda Guerra Mundial. Neste tempo, grandes coreógrafos europeus chegaram ao Brasil buscando refúgio e trouxeram muitos aspectos da sua cultura, entre elas a dança moderna.
A dança moderna surgiu no Brasil na metade do século XX. Grandes nomes como Maria Duschenes, Luiz Arrieta e Ruth Rachou foram responsáveis por disseminá-la pelo país, principalmente pelas grandes capitais, como São Paulo e Salvador.
Grandes nomes da dança moderna norte-americana influenciaram a arte brasileira, como Martha Graham e Isabela Duncan. Em 1990, a dança moderna já ingressou em grandes escolas brasileiras.
No Brasil, os grandes nomes da dança moderna são Deborah Colker, o Grupo Corpo, o Grupo Raça e o Ballet Teatro Guaíra.
Leia também os tipos de dança, o que é dança e dança contemporânea.