Desmatamento
O que é o desmatamento:
Desmatamento, ou desflorestamento, é a retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de uma região.
Há muitas causas para o desmatamento, entretanto, a maioria dos casos acontece por questões econômicas, como a venda de madeira, utilização das terras para a agropecuária ou crescimento urbano.
As consequências do desmatamento acontecem em várias escalas, mas de forma geral, acaba por contribuir para a extinção de espécies de animais e plantas, para a diminuição da qualidade de vida da população local e para o desequilíbrio das temperaturas climáticas.
Causas do desmatamento
Entre os motivos que levam ao desmatamento de uma determinada área está o fator econômico, pois existem madeiras de extremo valor comercial, exploradas de modo inconsequente, sem haver reflorestamento.
A utilização do solo para a pecuária e agricultura também é um exemplo que impulsiona a prática do desmatamento por agricultores de pequeno, médio e grande porte.
Outra atividade que promove o desmatamento é a mineração, além da construção de barragens hidrelétricas, responsáveis pela destruição de grandes territórios de vegetação natural.
A urbanização e crescimento das cidades faz com que grandes áreas verdes sejam desmatadas. A necessidade de expandir os polos industriais, de construir novos condomínios residenciais e estradas para acompanhar o aumento demográfico, também ajuda no processo de desmatamento.
Consequências do desmatamento
O desmatamento gera consequências em termos globais. Além de ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa no planeta, também destrói o habitat de várias espécies de animais, provocando a extinção da fauna e flora da região indevidamente explorada.
Como alternativa para amenizar os efeitos causados pelo desmatamento, instituições de proteção ambiental incentivam a prática do reflorestamento. Ou seja, plantar árvores e demais vegetações em substituição as que foram retiradas de determinada localidade.
Saiba mais sobre reflorestamento.
Desmatamento no Brasil
O processo de desmatamento das florestas brasileiras começou desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil.
A exploração do pau-brasil, madeira de alto valor comercial para os portugueses no século XVI, foi o grande motivador do início do desmatamento no país.
A Mata Atlântica brasileira foi a primeira grande “vítima” deste desmatamento, sendo que atualmente, apenas cerca de 12% desta vegetação permanece original.
Desmatamento da Amazônia
A floresta amazônica é uma das atuais grandes preocupações dos grupos de defesa do meio ambiente, como o Greenpeace, o Desmatamento Zero e a World Wide Fund for Nature (WWF).
A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do planeta, apelidada de “pulmão do mundo”, devido a intensa quantidade de árvores que ajudam a produzir oxigênio através da fotossíntese.
No entanto, com a exploração ilegal de madeiras e atividades ligadas à mineração e agropecuária, milhares de hectares de floresta nativa já foram devastados por queimadas e derrubada de árvores.
Existem projetos (como o "Desmatamento Zero), que visam criar leis específicas para a punição severa contra as pessoas e empresas que praticam o desmatamento em áreas de mata nativa.
Veja mais sobre a Floresta Amazônica.