Despotismo

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Despotismo é uma forma de governo onde todo o poder está concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitrária.

É praticado por um déspota; um indivíduo que utiliza de seu poder para tiranizar e oprimir os que não seguem as suas normas.

O despotismo é considerado uma das formas mais simples de governo, pois não há a preocupação e necessidade de criar leis ou uma constituição que norteie a nação. A principal característica de um governo despótico é o poder acima da razão.

Etimologicamente, a palavra despotismo surgiu do grego despotēs, que significa literalmente "senhor", em português. Isto porque, originalmente, o sistema despótico era considerado um título de poder, atribuído a uma autoridade paternal (em um regime patriarcal) ou ao proprietário de uma grande área territorial.

O conceito de despotismo está intrinsecamente relacionado com os ideais da ditadura, do absolutismo e da tirania. No entanto, a diferença entre um governo despótico e um tirano ou ditatorial é como são interpretados pela sociedade.

No despotismo, por exemplo, a população oprimida não tem condições de se sobrepor ao soberano, ao contrário da ditadura ou da tirania, em que o governante deve ter capacidade de se sobressair ao "poder do povo".

Os governantes déspotas estiveram fortemente presentes durante toda a antiguidade, principalmente na Grécia e em Roma.

Na contemporaneidade, mesmo em sociedades ditas democráticas, surgiram em vários países modelos de governos despóticos, em que imperou a opressão e a submissão da população perante a figura de um governante.

Entre os déspotas mais populares da história da humanidade estão Napoleão, Adolf Hitler, Fidel Castro, Mussolini, Stalin, Sadam Hussein. O Brasil passou por dois governos com despotismo, o do Marechal Floriano Peixoto e do ditador Getúlio Vargas.

Despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos reis do século XVIII como uma alternativa à Monarquia Absolutista, que estava em declínio devido às ideias Iluministas.

Alguns reis europeus decidiram introduzir em seus governos características e ideais iluministas, sem alterar, obviamente, os princípios absolutistas da monarquia. Assim, surgiram os Déspotas Esclarecidos, em outras palavras, os Reis Absolutistas Iluminados.

Saiba mais sobre o Iluminismo e sobre algumas características do absolutismo.

Despotismo pombalino

O despotismo pombalino foi o nome dado ao modelo de despotismo esclarecido exercido por Portugal no reinado de D. José I (1750-1777), através da representação do Conde Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido por Marquês de Pombal.

Marquês de Pombal tinha como principal meta o reforço do poder do Estado. Para isso, tomou uma série de medidas que foram desde a expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias, a reestruturação da cobrança de impostos, da educação, dos Tribunais e a limitação dos poderes da Inquisição.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar