Diácono: conheça o título usado nas igrejas (católica e evangélica)
Diácono é o título dado ao terceiro grau da Ordem do Sacramento, pertencente à igreja católica. Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.
A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente". De acordo com a doutrina, o diácono católico é o "servo de Deus", espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, conforme as necessidades da igreja.
Na igreja católica, o clero é formado por três graus de sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, presbíteros (ou sacerdotes) e diáconos. Em igrejas protestantes também existem diáconos, que da mesma forma auxiliam os pastores com tarefas para cuidar da Igreja.
O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de porteiro e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar algumas cerimônias religiosas, como batismos e abençoar casamentos.
Cada igreja com sua tradição denominacional comemora o Dia do Diácono em uma data distinta. As principais são: Dia do Diácono Católico (10 de Agosto), Dia do Diácono Batista (2º domingo de Novembro), Dia do Diácono Evangélico e Dia do Diácono Presbiteriano (9 de Julho).
O feminino de diácono é diaconisa, mas a igreja católica não concede o Sacramento da Ordem para mulheres, apenas para homens.
Diácono permanente
Tanto na igreja católica, quanto no protestantismo, os diáconos podem ser transitórios ou permanentes.
O diácono transitório é quem recebe o grau diaconal apenas como uma etapa para depois receber o Sacramento da Ordem no grau de presbiteral, ou seja, para tornar-se padre.
Já o diácono permanente é quem já é casado ou pretende se casar, não podendo progredir para o grau de presbítero, pois há a proibição do matrimônio para os padres. Assim sendo, os diáconos permanentes permanecem sempre como diáconos.
Veja também como funciona uma hierarquia e quais são os sacramentos da Igreja Católica.