Significado de Efeito colateral
O que é Efeito colateral:
Efeito colateral é a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
Os medicamentos que apresentam efeitos colaterais são destinados para o tratamento de um conjunto específico de patologias, no entanto, devido a atividade e contato das substâncias existentes nesses remédios, o organismo pode se manifestar de diferentes formas indesejadas.
Entre os efeitos colaterais mais corriqueiros na maioria dos medicamentos, está:
- tonturas
- dores de cabeça
- sonolência
- vômito
- queda de cabelo
- rachaduras na pele
- erupções cutâneas
- amnésia temporária
Normalmente, quando o medicamento apresenta efeitos colaterais, estes devem ser discriminados detalhadamente na bula do remédio.
Efeito colateral e efeito adverso
O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco.
Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.
A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.
Exemplo: Alguém que toma um antialérgico e está sem sono. Um dos principais efeitos colaterais dos anti-histanímicos é a sonolência, que neste caso, pode ser uma consequência benéfica para alguém com dificuldade em dormir.