O que são Eficiência e Eficácia (com exemplos)
Eficiência e eficácia são palavras semelhantes e, muitas vezes, consideradas sinônimos. No entanto, existem diferenças sutis na definição e utilização de ambos os termos.
A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
No âmbito da administração de empresas e negócios, a diferenciação entre o conceito de eficiência e eficácia torna-se mais acentuada.
Para exemplificar, a eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho.
Exemplo: “O menino limpou o quarto com eficiência”.
Já a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas no cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total de uma situação.
Na organização de uma empresa, para que os resultados eficientes sejam úteis é preciso o desempenho de ordens e tarefas eficazes.
A eficácia é saber o que fazer. Um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano, passa a ser inútil, pois não agregará nada de substancial, por mais bem feito que tenha sido executado.
Um exemplo que pode ajudar a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia:
Imagine um homem cavando um poço. Se ele cava o poço muito bem e rápido, ele está sendo eficiente. Agora, se ele sabe exatamente onde cavar para encontrar água, ele está sendo eficaz.
Ou seja, eficiência é fazer bem feito, e eficácia é fazer a coisa certa.