Encher Linguiça: o que significa a expressão
“Encher linguiça” é uma expressão popular que significa enrolar, preencher um espaço vazio com embromação, ou seja, com informações irrelevantes e de nenhum interesse.
A expressão pode ser utilizada em várias ocasiões do cotidiano, como por exemplo numa prova acadêmica, numa conversa ou em todas as situações em que o conteúdo da informação é repetitivo, e que não ajuda a agregar um novo entendimento sobre o assunto discutido.
Geralmente, a expressão é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes ou questões sem a menor importância.
Popularmente, um indivíduo que “enche linguiça” também pode ser reconhecido como um sujeito que arranja qualquer assunto desinteressante para impressionar alguém ou "matar o tempo", geralmente homens tentando impressionar mulheres.
“Encher linguiça” também é utilizado no mundo acadêmico, uma expressão bastante comum entre os alunos que tentam ganhar pontos em uma prova ou exame com respostas nada objetivas, enrolando a respeito do conteúdo apenas para aparentar que escreveram mais linhas ou páginas.
Origem da expressão
Antigamente, apenas as pessoas mais ricas e nobres conseguiam comer carnes frescas e de boa qualidade. O restante da população tinha que se contentar com os restos.
Para aproveitar toda a carne “sem interesse”, as pessoas começaram a encher as tripas dos porcos com as carnes e gorduras de baixa procedência.
A partir deste costume, surgiu a expressão “encher linguiça”, remetendo a ideia de “encher um conteúdo com coisas sem qualidade, sem importância ou interesse”.
Veja também o significado da expressão: Memória de elefante.