Ensino Regular

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Ensino regular é um sistema de ensino que abrange a Educação Básica brasileira, isto é, o Ensino fundamental e Médio. Foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB — 9.394/96) de 1996, visando padronizar a educação nacional, organizando-a pela faixa etária dos estudantes.

Devem cursar o ensino regular os estudantes entre seis e dezessete anos, distribuídos em séries ou anos conforme a idade. Essa distribuição ocorre da seguinte forma:

Ensino Fundamental Idades
Anos Iniciais
1º ano 6 anos
2º ano 7 anos
3º ano 8 anos
4º ano 9 anos
5º ano 10 anos
Anos Finais
6º ano 11 anos
7º ano 12 anos
8º ano 13 anos
9º ano 14 anos
Ensino Médio Idades
1º ano 15 anos
2º ano 16 anos
3º ano 17 anos

Algumas exceções são toleradas quanto à idade adequada para cursar cada série. É o caso dos estudantes que repetem de ano, por exemplo.

No Ensino Regular, os alunos estudam o ano letivo completo, recebendo uma formação abrangente em diversas áreas do conhecimento. Estas áreas são divididas em diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, etc.

Neste sistema, a educação é obrigatória (até o nível fundamental), gratuita e inclusiva, condenando quaisquer formas de discriminação, sendo admitidos, igualmente, crianças e jovens com deficiência.

O ensino regular é ministrado em escolas públicas e privadas, regulamentadas pelo Ministério da Educação.

Educação Básica

O sistema educacional brasileiro é composto por dois níveis: a Educação Básica e o Ensino Superior. A Educação Básica, desde a LDB de 1996, é composta pelas seguintes etapas:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio

Educação Infantil

A Educação Infantil no Brasil é a primeira etapa da Educação Básica. É destinada a crianças de zero a cinco anos.

Tem por objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, tem em vista aprimorar suas habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas, além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da cultura, preparando-as para o Ensino Fundamental.

Esta etapa da Educação Básica é realizada em instituições de ensino não domésticas, como creches e pré-escolas, em período integral ou parcial, como complemento da ação familiar e comunitária.

A Educação Infantil também é caracterizada por uma abordagem lúdica, com atividades e jogos educativos, que tornam o aprendizado mais prazeroso e eficaz para as crianças.

Ensino Fundamental

O ensino fundamental no Brasil é obrigatório e dura nove anos, normalmente começando aos seis anos. É composto pelos anos iniciais (1° ao 5° ano) e anos finais (6° ao 9° ano).

O objetivo é desenvolver habilidades básicas de leitura, escrita e matemática, bem como fornecer uma base sólida de conhecimentos nas áreas de ciências humanas, naturais e educação física.

Os Estados e municípios costumam trabalhar juntos para oferecer o Ensino Fundamental e garantir uma continuidade no processo de aprendizagem. Isso envolve a colaboração entre a primeira fase, normalmente administrada pelo município, e a segunda fase, responsabilidade do Estado, a fim de garantir a coesão e a integridade do ensino.

Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, com a duração de três anos. Possui, basicamente, os seguintes objetivos:

  • Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
  • Preparar os estudantes para a cidadania e o trabalho, visando aprimorá-los enquanto seres humanos éticos e autônomos.
  • Promover o espírito crítico, assim como a compreensão dos conceitos científicos e tecnológicos da sociedade atual.

Esta etapa de ensino possui duas modalidades: regular e profissionalizante.

  • Ensino Médio Regular: visa proporcionar a ampliação da formação cultural, preparando os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), concorrendo ao Ensino Superior.
  • Ensino Médio Profissionalizante: promove a formação geral para o trabalho ou a preparação para carreiras técnicas, com iniciação científica e tecnológica.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB — Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

Saiba mais:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar