Espaço geográfico
O espaço geográfico é o lugar de interação entre os elementos naturais e culturais. Os elementos naturais são produzidos pela própria natureza e os culturais são produzidos pelos seres humanos.
É um conceito da geografia sobre a superfície terrestre onde acontecem as interações entre os seres humanos e o ambiente natural. Resultado das relações entre elementos físicos (relevo, clima, vegetação, recursos naturais) e elementos humanos (cultura, economia, sociedade e política).
Vale ressaltar que não há espaço geográfico sem a presença e intervenção do indivíduo. Ou seja, sem a intervenção do homem sobre a natureza.
A agricultura foi o fator mais significativo para a existência do espaço geográfico, já que é responsável pela grande interação entre os seres humanos e a natureza.
O espaço geográfico é diferente do espaço natural. O espaço geográfico sofre as consequências das práticas econômicas e sociais dos seres humanos, tanto no meio rural quanto no meio urbano. Já o espaço natural é todo lugar que ainda não sofreu esta interação.
Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas
Os exemplos de espaço geográfico são muitos e diversos, todo lugar na Terra que já foi modificado pela atividade humana é um exemplo de espaço geográfico, como as cidades, as pontes sobre os rios e plantações de soja.
Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.
Lugar
O lugar é caracterizado pela afetividade; é onde se materializam o jeito de ser, a cultura e os costumes das pessoas.
- Exemplo de espaço geográfico - lugar: sua casa e seu quarto. Porém, há também os lugares artificiais como os shoppings, por exemplo. São lugares artificialmente criados para os indivíduos se sentirem bem.
Território
Os territórios são espaços delimitados, onde o Estado impõe o seu poder de posse, principalmente a partir de leis.
- Exemplo de espaço geográfico - territórios: as fronteiras entre países.
Paisagem
A paisagem é tudo aquilo que a nossa percepção distingue como natural ou construída. É a parte visível e percebida do território.
- Exemplo de espaço geográfico - paisagem: uma comunidade, um conjunto de prédios, ilhas artificiais de Dubai.
Região
A região é uma área definida que possui características comuns, mas distintas das áreas vizinhas. Geralmente é usada para facilitar a administração.
- Exemplo de espaço geográfico - região: um país tão grande como o Brasil, necessita ser dividido em regiões (estados, municípios) para ser administrado em sua totalidade.
Espaço natural e espaço geográfico
O espaço natural é a porção da superfície terrestre que não foi alterada pelas atividades humanas. Refere-se aos elementos físicos e biológicos da Terra: relevo, clima, vegetação, hidrografia, fauna e recursos naturais, em seu estado original ou pouco modificado.
Já o espaço geográfico abrange tanto os elementos naturais quanto os aspectos humanos do ambiente. Inclui os elementos físicos e biológicos do espaço natural e as atividades, interações e intervenções humanas que moldam e transformam a paisagem.
Ou seja, o espaço geográfico é influenciado pelas ações humanas, como a urbanização, a agricultura, a industrialização, o transporte, entre outros.
Elementos do espaço geográfico
O espaço geográfico é composto por elementos naturais e artificiais (humanos) que interagem entre si. Os principais elementos do espaço geográfico são:
- Relevo - é um elemento natural (que pode ser modificado pelo homem), trata-se da superfície terrestre: montanhas, planícies, vales e planaltos;
- Clima - as condições climáticas de uma região, como temperatura, umidade, chuva e ventos, influenciam os tipos de vegetação (elemento natural), mas também a agricultura e atividades econômicas (elementos humanos);
- Hidrografia - são os rios, lagos, oceanos e aquíferos, que influenciam o desenvolvimento humano, a agricultura, o transporte e a distribuição populacional;
- Vegetação - são as florestas, as savanas, os desertos, as pradarias, entre outros, que afetam a biodiversidade, a agricultura, o clima e também a cultura de um lugar;
- Solo - a composição e características do solo atuam na forma como a agricultura e outras a atividade econômicas e culturais são feitas;
- Agricultura - é um importantíssimo elemento do espaço geográfico, a primeira forma de modificação humana do espaço natural;
- Atividades humanas - além da agricultura, outras atividades artificiais também moldaram o espaço natural, como a indústria, a pecuária, o comércio, entre outras;
- Infraestrutura - são as estruturas físicas construídas pelo ser humano, estradas, pontes, ferrovias, edifícios, redes de comunicação e energia;
- Cultura - aspectos culturais, como língua, religião, tradições, arte e arquitetura, influenciam a identidade das populações e a sua forma de interagir com o espaço natural.
Transformações do espaço geográfico
O espaço geográfico está em constante mudança, seja por processos naturais ou humanos. Os processos naturais são eventos como erosão, sedimentação, movimentos das placas tectônicas, vulcanismo ou mudanças na vegetação, que alteram o ambiente ao longo do tempo.
Os processos antrópicos, os provocados pelos seres humanos, são fenômenos como urbanização, industrialização, agricultura, mineração, construção de infraestrutura e desmatamento, que resultam em grandes modificações do ambiente.
A globalização e o rápido avanço tecnológico são exemplos de fortes transformações do espaço geográfico, pois simplificou o fluxo de mercadorias, informações, pessoas e ideias através das fronteiras nacionais.
As mudanças climáticas são outro importante exemplo da transformação provocada pelos humanos na natureza, afetando todo o planeta e forçando a migração de pessoas, a modificação de atividades econômicas, investimento em infraestrutura e saúde.
Espaço geográfico brasileiro
O desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro como se conhece hoje iniciou com a colonização portuguesa. As principais atividades humanas que transformaram o território foram:
- Extração do pau-brasil e de especiarias;
- Cultivo da cana-de-açúcar;
- Plantação de café;
- Criação de gado bovino;
- Urbanização;
- Industrialização.
Inicialmente, o Brasil cresceu apenas nas regiões litorâneas, com as principais cidades nas margens dos rios e oceanos, devido ao transporte dos produtos agrícolas que eram feitos por essas vias.
A partir do século XVII e XVIII, o Brasil começou a ocupar (e modificar) o interior para a exploração da pecuária e em busca de minérios. No século XX, o país passou pelos processos de êxodo rural, urbanização e industrialização.
O espaço geográfico brasileiro foi bem estudado e retratado na obra do geógrafo Milton Santos, considerado um dos mais importantes pesquisadores do assunto no país.
Atualmente, o território brasileiro possui uma área total de 8.515.767,049 km², sendo o 5º maior país do mundo. É composto por 26 estados e 1 Distrito Federal, dividido em cinco regiões (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul).
Faz também fronteiras com: Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (norte); Colômbia e Peru (noroeste); Bolívia (oeste); Paraguai e Argentina (sudoeste), e Uruguai (sul).
Veja também: