Esportes de campo e taco
Esportes de campo e taco é o nome dado a uma categoria de esportes, que utilizam um taco para bater em uma bola, lançando-a o mais longe possível em um campo.
Cada um dos esportes que fazem parte desta categoria tem as suas próprias regras, mas o objetivo em todos é arremessar a bola o mais longe.
Em exemplos como o beisebol e o softbol, enquanto a bola faz a sua trajetória, após ser rebatida com o taco, os jogadores devem percorrer um trajeto dentro do campo.
É difícil determinar a origem dos esportes de campo e taco, existem várias versões sobre quando e onde teriam surgido. A informação consensual é que os jogos com objetivos e regras semelhantes teriam iniciado por volta do século XVIII.
Exemplos de esporte de campo e taco
Beisebol
O beisebol é um esporte muito popular em países como Estados Unidos, Venezuela, Japão e Coreia do Sul. O beisebol é jogado com dois times. Cada equipe tem 9 jogadores, que jogam em momentos de defesa e ataque.
O objetivo do jogo é acertar com o taco a bola lançada e depois percorrer as bases dispostas no campo em formato de diamante. Ao todo, são 4 bases.
A base principal é onde o rebatedor se posiciona para a tentativa de rebater a bola. A jogada só será válida se a bola percorrer a parte interna do campo de jogo (área fair). Após a rebatida válida, o rebatedor corre para as bases 1, 2 e 3, para depois voltar a base principal.
Conseguindo alcançar todas as bases, ganha-se um ponto. O time vencedor é aquele que conseguir mais pontos, ou seja, chegou as quatro bases mais vezes.
O famoso home run acontece quando o jogador que está como batedor consegue arremessar a bola para fora do campo. Uma partida tem a duração de cerca de duas horas e meia, dividida em nove turnos.
Golfe
O golfe é um esporte praticado em extensos campos cobertos de grama. Ao contrário dos outros jogos da mesma categoria, o golfe não exige que os seus jogadores corram dentro do campo.
O objetivo do esporte é bater com o taco na bola para que ela alcance pontos específicos, os buracos, espalhados pelo campo. O jogador que acertar mais buracos, com menos tacadas, é o vencedor.
Softbol
O softbol é parecido com o beisebol. As principais diferenças são os tamanhos da bola, campo e a duração do jogo. A bola do softbol é maior, enquanto o campo é menor. Já o tempo de jogo é dividido em 7 turnos.
Entretanto, o número de jogadores é o mesmo (9 por equipe) e o objetivo também: marcar mais pontos rebatendo a bola e percorrendo as bases. Outra diferença é que no softbol o arremesso da bola é feito na altura do quadril, enquanto no beisebol tem de ser feito acima.
Críquete
É um esporte famoso na Inglaterra, Austrália e Índia. O críquete tem três formatos, que basicamente mudam a duração da partida. Enquanto o tempo mais curto de jogo pode ser de 3 horas, as chamadas "partidas-teste" duram até 5 dias.
Cada equipe tem 11 jogadores. Assim como no beisebol, o objetivo é marcar mais pontos (runs), fazendo mais corridas que o outro time.
O campo de críquete é oval e no centro encontra-se uma pista com 20 metros de comprimento e 3 de largura. Em cada extremo da pista ficam os wickets, formados por três stumps cada um. O objetivo do lançador é derrubar os stumps, enquanto o objetivo do batedor é protegê-los.
O batedor deve rebater a bola com o taco. Se conseguir, o jogador corre entre duas áreas específicas da pista, marcando ponto.
Conheça também o significado de Esportes de precisão, Esportes de marca, Esportes de invasão e Esportes de combate
Características dos esportes de campo e taco
Cada um dos esportes de campo e taco tem suas regras e objetivos específicos, mas como categoria, esses esportes têm características em comum. São elas:
- Têm o objetivo de, com um taco, bater em uma bola, lançando-a o mais longe possível;
- Cada equipe tem o seu momento de atacar e defender;
- O jogo começa com a equipe que está na defesa com a bola.
Conheça também:
Referências bibliográficas:
-
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
-
Deutrom, A. (2024). Introdução ao Cricket no Brasil: Descubra o mundo apaixonante desse esporte.
-
González, F. J., & Bracht, V. (2012). Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. Editora GSA.
-
Reverdito, R., Galatti, L., & Scaglia, A. J. (2022). Pedagogia do Esporte: Ensino, Vivência e Aprendizagem do Esporte na Educação Física Escolar. Editora UNEMAT.