Esportes de precisão

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Professora de Educação Física

Os esportes de precisão constituem uma categoria de esportes cujo principal objetivo é acertar um alvo a partir do lançamento de um determinado objeto. Os tipos de alvos e as distâncias podem variar de acordo com o esporte.

Nestes esportes, além de habilidade física, também são exigidos altos níveis de concentração mental, controle emocional e flexibilidade cognitiva. Os ambientes competitivos podem gerar estresse e ansiedade, e esses fatores vão ajudar na capacidade do/a atleta atuar sob pressão e manter o foco por períodos prolongados.

Algumas características destes esportes são:

  • Existem dois tipos de alvos: o estático, que é fixo, como no tiro com arco,e o móvel, que se desloca durante a partida, como no Trap (modalidade de tiro esportivo).
  • Quanto ao número de jogadores, podem ser individuais, como a sinuca ou o dardo, ou coletivos, como o curling.
  • Nos esportes de precisão, as competências fundamentais são a concentração e, sobretudo, a pontaria.

Exemplos de esportes de precisão

1. Bocha

Bolas de bocha

Existem evidências históricas de que modalidades semelhantes à bocha seriam praticadas há vários milênios no Egito, Grécia e Turquia.

A forma da bocha como a conhecemos hoje desenvolveu-se na Itália, onde foi criada, em 1983, a principal entidade organizadora do esporte, a Confederazione Boccistica Internazionale (CBI).

O esporte consiste em jogar as bochas (bolas) o mais próximo possível de um bolim (bola pequena) lançada previamente na cancha (quadra). O adversário, por sua vez, deve tentar arremessar suas bolas ainda mais perto do bolim ou remover as bolas dos seus oponentes. Vence o set (partida) quem tiver a bola mais próxima ao bolim.

O esporte pode ser praticado individualmente ou por equipes com até quatro jogadores. Cada jogador ou equipe tem direito a quatro bochas por partida. As canchas devem apresentar aproximadamente 30 metros de comprimento e 4 metros de largura.

A modalidade é bastante inclusiva podendo ser praticada por todas as pessoas, independente do gênero ou idade, sendo muito recomendada para pessoas com deficiência. Contribui para socialização e para o desenvolvimento de aptidões físicas, tendo efeitos diretos na qualidade de vida de praticantes.

2. Boliche

Boliche

O boliche surgiu no século III, na Alemanha. No entanto, existem indícios de que modalidades esportivas muito semelhantes seriam praticadas há aproximadamente sete mil anos no Egito e na Polinésia.

As regras atuais do boliche foram criadas em 1887, nos EUA, com a formação da National Bowling Association (NBA).

A dinâmica do esporte consiste em arremessar uma bola sobre uma pista de 18,3 metros para derrubar dez pinos alinhados em forma de triângulo na sua extremidade. Uma partida dura dez frames (rodadas) compostos por duas jogadas.

Quando todos os pinos são derrubados, ocorre o strike, que vale dez pontos. Se o strike acontecer na primeira jogada do frame, o jogador ganha o direito de jogar mais duas bolas. Vence o jogador ou equipe que derrubar mais pinos no final da partida.

Em meados do século passado, com o desenvolvimento das pistas mecânicas automatizadas e a transformação dos espaços destinados à prática esportiva em verdadeiros centros de entretenimento, o boliche viveu seu apogeu, transformando-se num esporte competitivo e recreativo de massas nos EUA.

3. Cornhole

Cornhole

O Cornhole (“buraco do milho” em português), também conhecido como Bag ("saco") ou “Jogo do saco de feijão” é um esporte de precisão surgido no século XIX nos EUA. Muito popular na região Centro-Oeste estadunidense, o esporte costuma ser praticado recreativa e competitivamente em diversos espaços, como em parques, bares e universidades.

O jogo é praticado individualmente ou em duplas. Cada equipe ou jogador tem direito a quatro sacos de 440g em cores diferentes, recheados com feijão ou milho, que devem ser lançados, alternadamente, em uma plataforma de madeira (top board) com um buraco.

A distância da linha de lançamento até a plataforma pode variar entre oito e dez metros, conforme a competição. Os sacos que atingirem a plataforma e permanecerem sobre ela ganham um ponto. Os sacos que não atingirem o top board não marcam pontos. Os sacos que passarem pelo buraco recebem três pontos. O competidor também pode, em seu lançamento, derrubar da plataforma o saco do adversário, impedindo-o de marcar pontos.

Vence a partida a equipe ou jogador que primeiro atingir a marca de 21 pontos.

4. Croquet

Croquet

O croquet foi inventado por volta de 1830 na Irlanda, inspirado no golfe. Ao longo do século XIX, foi um dos jogos recreativos prediletos da aristocracia inglesa, espalhando-se pelas colônias britânicas.

Seu momento de maior notoriedade ocorreu quando foi incluído entre as modalidades olímpicas dos Jogos de 1900, em Paris, o que não voltou a se repetir.

O jogo, que pode ser disputado por duplas, trios ou equipes com até quatro jogadores, consiste em golpear uma bola com um taco, de modo a conduzi-la por debaixo dos arcos espalhados pelo campo com o menor número de tacadas possível.

Atrás do primeiro arco e na frente do último, é colocada uma estaca, que também deve ser tocada com a bola. Uma vez atingida a estaca, o jogador deve retomar o circuito dos arcos na direção oposta.

Os seis arcos são dispostos em forma de diamante duplo em um campo geralmente gramado e sem dimensões fixas. A bola é feita de madeira ou material sintético e os tacos ou massas, de madeira.

5. Curling

Jogadora de curling

O curling tem sua origem na Escócia, no século XVI. Entretanto, suas regras só foram escritas e oficializadas no século XIX, em 1838.

O esporte foi apresentado ao mundo pelos escoceses durante as Olimpíadas de Inverno de 1924, em Chamonix, França.

O jogo é disputado por dois times com quatro jogadores cada. Para vencer a equipe adversária, o jogador deve empurrar uma pedra de granito maciço de 20 kg, conhecida como pedra do curling, em uma pista de gelo longa em direção a um alvo circular conhecido como house (casa). O meio do house é conhecido como button (botão).

Enquanto um dos jogadores lança o disco em direção ao alvo, os outros jogadores deverão varrer a pista para que a pedra não tenha sua trajetória desviada pelos pebbles (gotículas de água congelada na pista).

A pista de gelo tem 46 metros de comprimento e 5 metros de largura. Cada house fica a 33 metros de distância uma da outra.

O jogo é composto por dez ends (rodadas) com um intervalo no final do quinto. Em um end, cada um dos quatro jogadores tem direito a lançar dois discos ao alvo. Eles começam no hack (ponto de partida da pista) e empurram a pedra, direcionando-a. Os jogadores devem soltar a pedra antes da hogline. Qualquer pedra que tocar os limites da pista ou passar da house estará fora da partida.

Para pontuar no curling, as pedras devem chegar à house. Também pontua o time que tiver as pedras mais próximas do button.

6. Dardos

Dardos

O jogo de dardos é um esporte de precisão surgido na Inglaterra cuja origem remonta à Idade Média. Não há informações exatas sobre quando ou onde teria surgido, mas costuma-se dizer que seria praticado por soldados nos intervalos das batalhas, quando treinariam a pontaria arremessando pedaços de flechas em troncos de árvores cortados ao meio.

Ao longo dos séculos, o esporte popularizou-se, sendo praticado recreativamente em bares no mundo inteiro, bem como em competições profissionais.

Trata-se de um esporte individual. Os dois adversários ficam separados por uma linha (oche) a 2,37 metros do alvo circular de 45,7cm de diâmetro que tentam acertar com dardos.

Uma partida é composta por legs (rodadas) que variam de número conforme o torneio. Em cada leg os jogadores têm direito a três arremessos.

Ambos os jogadores começam a partida com 501 pontos. O atleta que zerar a pontuação primeiro vence a leg. Ganha a partida aquele que conquistar o maior número de legs.

7. Golfe

Golfe no campo

A palavra "golfe" tem origem no inglês golf, que por seu turno deriva do alemão kolbe, que significa "taco".

O golfe surgiu na Escócia por volta de 1400. As condições naturais da Escócia foram fundamentais para o desenvolvimento do golfe. Nos grandes campos de vegetação rasteira eram feitos buracos e as bolas eram atiradas com tacos de madeira.

O golfe é um esporte praticado junto à natureza e comumente associado às classes mais abastadas. Desde o início o objetivo do jogo é acertar a bola em vários buracos utilizando um taco. Vence o jogo quem conseguir acertar todos os buracos com o menor número de tacadas. Atualmente, o objetivo é acertar 9 ou 18 buracos.

O campo pode possuir diferentes características de jogo: banco de areia, obstáculos com água (lago ou curso d'água), grama alta e grama-rasteira, rente ao chão. Utilizam-se diferentes tacos para os diferentes momentos do jogo.

Normalmente, um golfista leva de três a cinco tacadas para acertar um buraco. Quando o jogador acerta o buraco com apenas uma tacada, essa jogada é chamada de hole in one. Trata-se de uma tacada perfeita, muito difícil de acontecer, e por isso mesmo costuma ser premiada em competições.

8. Shuffleboard

Shuffleboard

O shuffleboard é um esporte de precisão jogado individualmente derivado do jogo slide-groat, surgido na Inglaterra no século XV.

O primeiro clube do esporte foi formado em 1924, na Flórida, EUA, o St. Petersburg Shuffleboard Club. Quatro anos depois, os membros desse clube padronizaram as regras, consolidando a forma atual do shuffleboard.

O apogeu do esporte nos EUA, país onde se tornou mais popular, ocorreu em meados do século passado, quando chegou a contar com centenas de clubes e milhares de praticantes somente no estado da Flórida. Entre as décadas de 1970 e 1990, o esporte sofreu com um período de decadência. Nos últimos anos, entretanto, o shuffleboard voltou a conquistar alguma popularidade, caindo no gosto dos jovens saudosistas conhecidos como hipsters.

A dinâmica do jogo consiste em lançar discos com o auxílio de um taco, para que os mesmos deslizem sobre uma pista e parem na zona de pontuação, situada na outra extremidade da pista.

Para somar mais pontos, é permitido deslocar os discos adversários da zona de pontuação, que possui forma triangular e onde estão inscritas as pontuações (10, 8, 7 e -10).

O jogo é composto por oito frames (rodadas) nos quais os jogadores lançam quatro discos cada. Vence a partida o jogador com o maior número de frames conquistados.

9. Sinuca

Sinuca

A sinuca é um esporte de precisão brasileiro de taco, mesa e bolas variante do bilhar britânico. A palavra "sinuca", inclusive, deriva do inglês snooker.

O jogo é disputado por dois atletas (ou duas duplas), que buscam encaçapar as bolas coloridas nos seis buracos da mesa.

Os jogadores devem utilizar o taco para atingir a bola branca (tacadeira) que, por seu turno, empurrará as bolas coloridas nas caçapas (buracos).

As bolas devem ser encaçapadas obedecendo à ordem crescente de pontos: bola um, vermelha; bola dois, amarela; bola três, verde; bola quatro, marrom; bola cinco, azul; bola seis, rosa; bola sete, preta.

Após acertar uma bola no buraco, o jogador tem o direito de tentar encaçapar qualquer outra bola colorida. Se acertar, é obrigado a voltar à bola da vez.

No início do jogo, as bolas são dispostas na mesa em um semicírculo chamado “D”, em uma linha longitudinal e em duas transversais. No final do jogo, vence aquele que obtiver mais pontos.

10. Tiro com arco

Tiro com arcoO tiro com arco é uma modalidade esportiva que surgiu nos primórdios da civilização como atividade relacionada à caça e à guerra.

No início da Idade Moderna, o uso bélico do tiro com arco deu lugar às armas de fogo, e a sua prática, então, tornou-se esportiva.

O esporte integrou os Jogos Olímpicos de 1900 a 1920, com uma pausa nos jogos de 1912. Retornou às Olimpíadas com a sua configuração atual em 1972.

O objetivo do jogo é simples, porém nada fácil: acertar as flechas no centro de um alvo posto a 70 metros de distância.

No tiro com arco temos provas individuais ou em equipes de três arqueiros. Na primeira fase da competição, os atletas que obtiverem o melhor resultado após 72 flechadas avançam para a fase seguinte.

O arqueiro, então, tem 40 segundos para atirar cada uma das suas seis flechas. Nas finais, o atleta tem apenas 20 segundos para atirar três flechas.

A pontuação vai de um a dez conforme a proximidade do círculo central do alvo.

11. Tiro esportivo

Tiro esportivo

Tiro esportivo é a denominação genérica dada a um conjunto de esportes competitivos praticados com armas de fogo ou de ar comprimido, como pistolas, rifles e espingardas. Esses esportes surgiram no século XIII, em clubes de tiro alemães, e logo se espalharam pelo mundo. Participam dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição moderna, em 1896.

Os jogos de tiro esportivo passaram por inúmeras transformações no último século, com a alteração, acréscimo e mesmo exclusão de modalidades. Na última Olimpíada, de Tóquio (2020),as modalidades disputadas foram:

  • Rifle a 50 metros três posições (masculino e feminino)
  • Rifle de ar a 10 metros (masculino e feminino)
  • Pistola de fogo rápido a 25 metros (masculino) e Pistola a 25 metros (feminino)
  • Pistola de ar a 10 metros (masculino e feminino)
  • Skeet (masculino e feminino)
  • Trap (masculino e feminino)

No tiro esportivo, os atletas devem acertar alvos fixos ou móveis e somar pontos conforme a precisão dos seus disparos. Dependendo das características da prova, o jogador dispara em alvos com distâncias entre 10, 25 ou 50 metros.

Os maiores medalhistas olímpicos em tiro esportivo são os EUA, China e Rússia. O Brasil possui quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. A medalha de ouro de 1920 foi a primeira conquistada por um brasileiro numa Olimpíada, o tenente Guilherme Paraense.

Bibliografia:

  • BARRETO, Marcelo; FREITAS, Armando. Almanaque Olímpico: Tudo o que você precisa saber sobre esportes e Jogos Olímpicos. São Paulo: Leya, 2016.
  • MASSA, Marcelo. Iniciação aos esportes coletivos. São Paulo: EACH/ USP, 2020.
  • NETO, Francisco P. M. Marketing esportivo: o esporte como ferramenta do marketing moderno. São Paulo: Bestseller, 2020.
  • TURBINO, Manuel. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 2017.

Leia também:

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Mestre em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outros conteúdos que podem interessar