Etimologia: entenda a origem e evolução das palavras
Etimologia é o estudo da origem histórica das palavras, de onde surgiram e como evoluíram ao longo dos anos. O ramo dos estudos linguísticos se preocupa em encontrar os chamados étimos (vocábulos que originam outros) das palavras.
A palavra "etimologia" tem origem no grego antigo etymología, que significa "estudo das verdadeiras significações das palavras". O termo é formado a partir de étymon, que significa "verdadeiro significado", e logia, que significa "estudo".
Origem das Palavras
A maioria das palavras deriva de outras, que podem pertencer a outro idioma ou a uma língua que já foi extinta, a exemplo do grego antigo e do latim.
A língua do Império Romano, por exemplo, mesmo há muitos anos em desuso, é a responsável pela formação de várias palavras utilizadas atualmente nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, francesa e romena. Essas línguas são chamadas de neolatinas.
No Brasil, construímos nosso vocabulário com termos de origem estrangeira (europeias e africanas, por exemplo) e de culturas originárias, como o tupi-guarani.
Confira a seguir alguns exemplos da etimologia de palavras da língua portuguesa:
- Abacaxi: do tupi iba-cati (fruto que cheira muito)
- Trabalho: do latim tripaliu (ser torturado)
- Coração: do latim cor ou cordis (coração)
- Cidadania: do latim civitas (cidade)
- Moleque: do quimbundo mu’leke, (filho pequeno, garoto)
Os responsáveis pelo estudo da origem e história das palavras são os etimologistas ou etimólogos. Esses especialistas Esses profissionais examinam como as expressões foram usadas em diferentes épocas e culturas para entender a sua forma e significado atual.
Palavras convergentes e divergentes
Palavras convergentes e divergentes são conceitos que se referem à história e evolução das palavras da língua.
Palavras divergentes
Palavras divergentes têm a mesma origem ou o mesmo étimo, mas se distanciam quanto ao sentido, à grafia ou à fonética
Exemplo:
Os termos "óculos" e "olho", possuem grafia e significado diferentes, mas derivam do mesmo étimo latino, oculum.
Palavras convergentes
Palavras convergentes têm origem ou étimo distinto, mas, durante a evolução histórica, aproximaram-se em relação à grafia e/ou fonética. As palavras homônimas, que possuem escrita e som semelhantes e sentidos diferentes, por exemplo, são convergentes.
Exemplo:
A forma verbal "rio", do latim rideo, verbo ridere ("rir"), e o substantivo "rio", do latim rivus ("curso de água").
Falsas etimologias
Existem também as falsas etimologias, normalmente atribuídas pelo senso comum a uma palavra que simplesmente é similar a outra, mas sem comprovação de um especialista.
Por exemplo, a palavra forró, conforme a falsa etimologia, teria sido derivada do inglês for all (para todos). No entanto, os etimologistas dizem que, na verdade, o termo não passa de uma abreviação da expressão "forrodobó", que já existia há muito tempo no Brasil.
Veja também: