Exercício sobre a Revolução Francesa (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Pratique o que já aprendeu sobre a Revolução Francesa. Confira as respostas e aprenda mais com as explicações que constam no gabarito.

Questão 1

A Revolução Francesa, considerada um marco da Idade Contemporânea, foi influenciada por uma importante corrente filosófica que inspirou os revolucionários. Assinale a alternativa que indica corretamente esse movimento.

a) Iluminismo

b) Humanismo

c) Renascimento

d) Socialismo

Gabarito explicado

a) Correta. O Iluminismo influenciou a Revolução Francesa ao defender liberdade, a soberania popular, a igualdade e o fim dos privilégios aristocráticos.

b) Incorreta. O Humanismo foi um movimento ligado ao Renascimento, voltado para a valorização do ser humano, sem relação direta com a Revolução Francesa.

c) Incorreta. O Renascimento ocorreu nos séculos XIV e XVI, influenciando a arte e o pensamento científico, mas não foi a principal inspiração para a Revolução.

d) Incorreta. O Socialismo se fortaleceu ao longo do século XIX, após a Revolução Francesa.

Questão 2

Analise atentamente a imagem abaixo, produzida no contexto próximo à Revolução Francesa.

Charge feita no contexto da Revolução Francesa. Apresenta um homem carregando outros dois nas costas, alusivo à sociedade estamental da época.

Assinale a alternativa que melhor sintetiza a crítica à sociedade francesa expressa na charge:

a) A charge critica o absolutismo monárquico, representando o rei e seus aliados sendo carregados pelo povo.

b) A imagem denuncia a exclusão política do Terceiro Estado. Enquanto o nobre e o monarca carregam cédulas eleitorais, a população aparece submissa, olhando para o chão.

c) A ilustração critica os privilégios da nobreza e do clero. O Terceiro Estado carrega um nobre e um padre nas costas, simbolizando a pesada carga tributária sobre a maioria da população.

d) A imagem faz uma crítica aos Estados Gerais, retratando os representantes do povo sendo conduzidos pelos nobres e burgueses, sem poder de decisão.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Embora o absolutismo seja um dos alvos da Revolução, a imagem foca nos privilégios da nobreza e do clero, não na monarquia em si.

b) Incorreta. A crítica principal da charge não é sobre a exclusão eleitoral, mas sobre a exploração econômica da população pelo clero e pela nobreza.

c) Correta. A imagem simboliza a desigualdade social no Antigo Regime, onde o Terceiro Estado sustentava os privilégios da nobreza e do clero.

d) Incorreta. A mensagem central da imagem é a opressão fiscal e social sobre o Terceiro Estado, e não sobre sua participação nos Estados Gerais.

Questão 3

“Desde as revoluções do século XVII, os ingleses tinham uma declaração de direitos, mas não uma Constituição escrita; durante a guerra de independência, os norte-americanos haviam redigido declarações nos diversos estados. Mas a ambição do projeto francês já fica patente no título Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: não apenas as garantias individuais, mas as garantias do cidadão, agente da vida política da cidade. Depois, no início, as palavras admiráveis: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos...". (...) Não só os franceses de 1789, mas os homens de todos os países e todas as épocas.”

(VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa Explicada a Minha Neta. São Paulo: Editora UNESP, 2007, p. 43)

Com base no trecho, o caráter inovador da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão está em:

a) Seu pioneirismo na defesa de direitos e liberdades individuais.

b) Sua abrangência, ultrapassando os limites nacionais e locais.

c) Sua noção de cidadania, que pela primeira vez incluiu mulheres, escravizados e trabalhadores

d) O fato de ser o primeiro texto a incluir os ideais iluministas de liberdade e justiça.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão não foi a primeira a defender direitos individuais, pois documentos anteriores, como a Bill of Rights inglesa e declarações norte-americanas, já o faziam.

b) Correta. O texto destaca o caráter universal da declaração, que não se restringia à França, mas reivindicava direitos para todos os povos e tempos.

c) Incorreta. A cidadania na Revolução Francesa ainda era restrita a homens livres, sem uma defesa explícita das mulheres e escravizados, por exemplo.

d) Incorreta. Os ideais iluministas já estavam presentes em outros textos antes da Revolução Francesa, conforme destacado pelo texto.

Questão 4

Sobre os grupos políticos da Revolução Francesa, avalie as afirmações a seguir:

I - Clero e nobreza buscaram a reconciliação com os revolucionários após a Queda da Bastilha, aderindo rapidamente ao governo de Maximilien Robespierre.

II - Os jacobinos eram o grupo mais radical, composto por membros da pequena burguesia e defensor dos ideais mais profundos de igualdade.

III - Os girondinos representavam a alta burguesia e eram considerados moderados e conservadores dentro da Revolução.

Assinale a alternativa correta:

a) I, II e III

b) I e II, somente.

c) I e III, somente

d) II e III, somente.

Gabarito explicado

I - Incorreto. O clero e a nobreza resistiram à Revolução, não participando de uma reconciliação imediata aos Revolucionários. Além disso, Robespierre não liderou o governo desde o início.

II - Correto. A afirmativa descreve os elementos básicos mais conhecidos sobre os Jacobinos, grupo ligado a personagens como Maximilien Robespierre, Louis Antoine de Saint-Just, Georges Danton e Jean-Paul Marat.

III - Correto. De fato, os Girondinos eram mais moderados e considerados conservadores dentro da Revolução Francesa. Ligados a figuras como Jacques-Pierre Brissot, o grupo se sentava à direita no plenário da Assembleia de representantes da França.

Questão 5

Durante o período da Convenção Nacional, os jacobinos implementaram diversas medidas importantes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas medidas:

a) A abolição da escravidão nas colônias francesas e a implementação da Lei do Máximo, que regulava os preços de produtos essenciais

b) A promulgação de um novo Código Civil e a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

c) A adoção da monarquia constitucional e a promulgação da Constituição Civil do Clero

d) A criação do Comitê de Salvação Pública e a adoção do voto universal masculino e feminino.

Gabarito explicado

a) Correta. Os jacobinos aboliram a escravidão nas colônias francesas em 1794 e instituíram a Lei do Máximo para controlar preços e combater a inflação.

b) Incorreta. O Código Civil foi promulgado por Napoleão em 1804, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi adotada em 1789, antes do período jacobino.

c) Incorreta. A monarquia constitucional foi estabelecida em 1791, antes do período jacobino, e a Constituição Civil do Clero também foi uma medida da Assembleia Nacional, não da Convenção Nacional sob os jacobinos.

d) Incorreta. Embora os jacobinos tenham criado o Comitê de Salvação Pública, o voto universal masculino foi adotado, mas o voto feminino não foi implementado.

Você encontra mais questões sobre Revolução Francesa no Toda Matéria.

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
Outros conteúdos que podem interessar