Exercício sobre a revolução industrial (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Responda às questões abaixo para praticar sobre a Revolução Industrial. Confira as respostas no gabarito comentado.

Questão 1

Sobre a chamada Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.

a) Pioneira na Revolução Industrial, a Inglaterra foi palco de um rápido desenvolvimento de sua indústria, especialmente do setor têxtil.

b) Os EUA foram o berço da Primeira Revolução Industrial, movidos pela presença de capital, grandes jazidas de carvão e elevada produção algodoeira.

c) Resultado direto da Revolução Francesa, a Revolução Industrial ocorreu graças ao fim do Absolutismo e das práticas mercantilistas na Europa Ocidental.

d) A industrialização decorrente da Primeira Revolução Industrial permitiu melhores condições de trabalho e excelente qualidade de vida à classe operária.

Gabarito explicado

a) Correto. A Inglaterra foi o pioneira na Revolução Industrial devido a fatores como a abundância de carvão e ferro, desenvolvimentos técnicos-científicos e o crescimento do setor têxtil.

b) Incorreto. Embora os EUA tenham sido protagonistas na Segunda Revolução Industrial, a Primeira começou na Inglaterra.

c) Incorreto. A Revolução Industrial não foi um resultado direto da Revolução Francesa, mas sim de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas anteriores.

d) Incorreto. A industrialização inicial trouxe aumento de produção, mas as condições de trabalho para os operários eram precárias.

Questão 2

Observe a imagem abaixo, que apresenta uma cidade industrial no início do século XIX.

Uma cena industrial mostrando siderúrgicas
Uma cena industrial mostrando siderúrgicas, por Henry Gastineau (1830).

Sobre a imagem e a Revolução Industrial, é correto afirmar que:

a) As cidades da época apresentavam preocupações ambientais e urbanísticas evidentes.

b) Tais centros urbanos ofereciam precárias condições de vida para os trabalhadores, sujeitos à poluição e moradias insalubres.

c) A imagem apresenta um bairro industrial organizado e distante do centro da cidade, região habitada pelos operários e pela alta sociedade.

d) A ilustração não apresenta a condição real das cidades industriais do século XVIII e XIX, pois o combustível usado à época não emitia grandes quantias de fumaça.

Gabarito explicado

a) Incorreto. As cidades industriais da época eram marcadas por falta de planejamento urbano e graves problemas ambientais.

b) Correto. A Revolução Industrial resultou em rápida urbanização, com péssimas condições de vida, poluição e moradias precárias para os operários.

c) Incorreto. Os bairros industriais ficavam próximos das fábricas, onde moravam operários, enquanto a elite vivia em áreas afastadas.

d) Incorreto. O carvão, usado como principal fonte de energia, gerava intensa poluição nas cidades industriais.

Questão 3

A Revolução Industrial é considerada um dos eventos históricos fundadores do mundo contemporâneo, promovendo mudanças estruturais na economia e no estilo de vida das sociedades. Entre as causas que antecederam à Revolução Industrial, podemos citar:

a) A grande disponibilidade de carvão e ferro na Europa e o alto letramento da população urbana, fruto do desenvolvimento das universidades.

b) A elevada concentração de capitais na Inglaterra, fruto do poderio comercial inglês, e a presença de um governo ligado aos interesses burgueses e ao pensamento liberal.

c) O desenvolvimento técnico-científico da Inglaterra e a Independência dos Estados Unidos, que permitiu o avanço do comércio de algodão para a Europa.

d) A ocorrência dos cercamentos, que obrigou muitos camponeses que migraram para as cidades industriais e o fortalecimento da servidão na Europa.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Embora a disponibilidade de carvão e ferro tenha sido importante, a população britânica permanecia com índices de letramento bastante diminutos.

b) Correto. A concentração de capitais, resultado do poderio mercantil inglês ao longo do século, bem como o apoio político aos interesses burgueses foram fundamentais para o pioneirismo da Inglaterra.

c) Incorreto. A Revolução Industrial foi impulsionada pelo desenvolvimento técnico-científico, mas não foi deflagrada graças à Independência dos EUA.

d) Incorreto. Os cercamentos estimularam o êxodo rural, mas o fortalecimento da servidão, regime de trabalho característico da Idade Média, não consta como uma das mudanças socioeconômicas da época.

Questão 4

A Revolução Industrial marcou uma transformação profunda no processo produtivo, substituindo os métodos artesanais por sistemas mecanizados. Sobre essas mudanças, assinale a alternativa correta:

a) Durante a Revolução Industrial, predominou o trabalho livre e assalariado, embora marcado por péssimas condições de vida do proletariado.

b) O petróleo foi a principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial, movendo máquinas e motores industriais e contribuindo para o início do Imperialismo.

c) As fábricas se tornaram os principais locais de produção, onde os trabalhadores dominavam integralmente o processo produtivo, realizando diversas funções especializadas.

d) A mecanização trouxe aumento na produção e maior eficiência, garantindo melhorias imediatas e acesso ao consumo para trabalhadores e empresários.

Gabarito explicado

a) Correto. O trabalho assalariado se consolidou na Revolução Industrial, mas as condições de vida eram precárias.

b) Incorreto. O principal combustível da Primeira Revolução Industrial foi o carvão, e não o petróleo.

c) Incorreto. Nas fábricas, os trabalhadores realizavam tarefas específicas e repetitivas, sem dominar todo o processo produtivo.

d) Incorreto. A mecanização aumentou a produção, mas não trouxe melhorias imediatas para a vida dos trabalhadores.

Para estudar mais: Revolução Industrial: o que é, consequências e fases

Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Questões sobre a Revolução Industrial (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
Outros conteúdos que podem interessar