Exercício sobre nazismo e fascismo para estudar (com respostas)
Faça o exercício e confira as respostas explicadas para aprender mais sobre nazismo e fascismo.
Questão 1
O nazismo é uma ideologia totalitária que chegou ao poder na Alemanha durante a década de 1930. Entre as principais características do Nazismo, podemos citar:
a) O forte nacionalismo, o antissemitismo e o anticomunismo.
b) O internacionalismo, o pluripartidarismo e o populismo.
c) O culto ao líder, a perseguição aos judeus e plena liberdade de expresão.
d) O racismo, a valorização da diversidade e o culto à militarização.
a) Correto. A alternativa descreve corretamente algumas características do nazismo: a exploração do sentimento nacionalista e a perseguição aos judeus e comunistas.
b) Incorreto. O nazismo não presava pelo internacionalismo, apresentando forte caráter nacionalista. Além disso, rejeitava o modelo pluripartidário.
c) Incorreto. Embora o culto ao líder fosse uma característica marcante, não havia liberdade de expressão.
d) Incorreto. O nazismo era racista, mas não valorizava a diversidade.
Questão 2
Uma das estratégias centrais para a tomada e manutenção do poder pelos nazifascistas na Europa foi o amplo uso da propaganda. Sobre o assunto, é correto afirmar que:
a) A propaganda mobilizada por nazistas e fascistas buscava promover a figura do líder e defender os órgãos internacionais, como a Liga das Nações e o Tratado de Versalhes.
b) A propaganda nazifascista instrumentalizava diferentes mídias, como o cinema, as artes e discursos diretos do líder com a população.
c) A censura era comum e recorrente na Alemanha Nazista e na Itália Fascista, embora restrita somente a judeus e estrangeiros.
d) A propaganda glorificava episódios históricos de seus países, como a vitória alemã na Primeira Guerra Mundial e o passado romano da Itália.
a) Incorreto. O nazismo era contra instituições como a Liga das Nações e rejeitava o Tratado de Versalhes.
b) Correto. O nazismo e o fascismo utilizaram fortemente diferentes formas de mídia para manipulação e controle da população.
c) Incorreto. A censura era ampla e atingia não apenas judeus e estrangeiros, mas também qualquer opositor do regime.
d) Incorreto. A Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial e não glorificava esse episódio.
Questão 3
"Supunha-se, a nível governamental, que Hitler pudesse ser controlado. A campanha eleitoral para as eleições de março veio mostrar o contrário. Propaganda e persuasão receberam a ajuda eficiente da intimidação, das ameaças, dos sequestros. Em 27 de fevereiro, a Assembléia Nacional (Reichstag) é incendiada e a culpa é lançada sobre os comunistas. Um decreto de emergência suspende todas as garantias de liberdade...."
(LENHARO, Alcir. O Triunfo da Vontade. São Paulo: Ática, 1991. p. 29)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta sobre a ascensão do nazismo.
a) Na Alemanha, havia uma expectativa que Hitler e os nazistas seriam contidos pelas instituições e pelas dinâmicas governamentais.
b) O incêndio do Reichstag permitiu que Hitler centralizasse ainda mais o poder, suspendendo as garantias de liberdade e perseguindo os acusados.
c) O uso da violência e das constantes ameaças complementavam o papel da propaganda nazista, intimidando opositores e críticos.
d) O incêndio do Reichstag levou à imediata deposição de Hitler, pois gerou desconfiança sobre sua capacidade de manter a ordem na Alemanha.
A alternativa incorreta é a letra D. Ao contrário do afirmado, o incêndio do Reichstag não levou à deposição de Hitler, mais sim ao seu fortalecimento e centralização do poder. Afinal, utilizou o episódio para perseguir seus opositores, difudir o medo na população e suspender as garantias de liberdade.
Questão 4
O Fascismo foi um movimento político totalitário liderado por Benito Mussolini. Sobre sua história e características, assinale a alternativa correta.
a) O Fascismo defende um regime autoritário e a militarização da sociedade. Chegou ao poder na Itália durante a década de 1920, após a chamada Marcha sobre Roma.
b) O movimento fascista contou com o importante apoio da Igreja Católica desde sua fundação, pois Mussolini buscava incorporar membros do clero nos cargos de seu governo.
c) Mussolini inspirava-se politicamente no movimento bolchevique da Rússia, tomando o poder através de uma revolução e derrubando a monarquia então vigente.
d) O uso da violência era uma constante dentro do movimento fascista, atacando principalmente os adeptos do rei Vítor Emanuel, os judeus e os estrangeiros na Itália.
a) Correto. O fascismo era um regime autoritário que tomou o poder após a Marcha sobre Roma em 1922.
b) Incorreto. Embora Mussolini tenha firmado acordos com a Igreja Católica, essa não apoiou o fascismo desde sua fundação.
c) Incorreto. Mussolini era anticomunista e rejeitava o modelo bolchevique.
d) Incorreto. Embora o fascismo fosse um movimento violento, seus principais alvos eram opositores políticos, como socialistas, comunistas e trabalhadores em greve. Os apoiadores do rei Vítor Emanuel II, por sua vez, não eram o foco principal das perseguições, já que Mussolini manteve a monarquia como parte de seu regime até 1943.
Leia também:
- Diferença entre Nazismo e Fascismo
- Nazismo: o que é, significado e características
- Fascismo: o que é e qual o seu significado
Continue praticando! Responda às questões exclusivas do Toda Matéria: Questões sobre fascismo e nazismo (com respostas explicadas)
-
Nazifascismo: o que é e principais características
-
Diferença entre Nazismo e Fascismo
- Fascismo
-
O que é ser fascista
-
Nazismo: o que é, significado e características
-
Regimes Totalitários
-
Tratado de Versalhes
-
O que é o totalitarismo (regimes e características)
-
Holocausto (o extermínio dos judeus)
-
As 8 características do Fascismo (explicadas)