Exercício sobre o comunismo (com gabarito explicado para estudar)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Responda às questões e tire suas dúvidas sobre o comunismo nas explicações que constam no gabarito.

Questão 1

O comunismo é uma ideologia que apresentou enorme importância na história, sobretudo durante os séculos XIX e XX. Os filósofos fundadores da versão moderna dessa ideologia são:

a) Leon Trótski e Stálin

b) Lênin e Pierre-Joseph Proudhon

c) Jean-Jacques Rousseau e John Locke

d) Friederich Engels e Karl Marx

Gabarito explicado

O comunismo moderno foi formulado por Karl Marx e Friedrich Engels, principalmente no Manifesto do Partido Comunista (1848). Aqui, apresentam a luta de classes como motor da história e a necessidade de uma revolução proletária para abolir a propriedade privada dos meios de produção.

Marx também desenvolveu a teoria do materialismo histórico, explicando o capitalismo e prevendo sua superação pelo socialismo e, posteriormente, pelo comunismo.

Questão 2

Entre os principais objetivos econômicos e sociais da ideologia comunista, podemos citar:

a) A socialização dos meios de produção e a eliminação das diferenças entre classes sociais.

b) A aceleração da mais-valia no trabalho e a plena igualdade econômica entre todos os cidadãos.

c) A eliminação da propriedade privada e o estabelecimento de uma democracia pluripartidária.

d) O controle da economia pelo Estado e a formação de sovietes nas fábricas.

Gabarito explicado

a) Correto. A socialização dos meios de produção e a eliminação das diferenças entre classes sociais são objetivos centrais do comunismo, pois visam acabar com a exploração capitalista.

b) Incorreto. A mais-valia é um conceito criticado pelos comunistas, pois representa a exploração do trabalhador pelo capitalista.

c) Incorreto. O comunismo busca abolir a propriedade privada dos meios de produção, mas não necessariamente a propriedade individual de bens de uso pessoal. Além disso, a democracia pluripartidária não é uma característica comunista, pois a ideia é superar o Estado burguês.

d) Incorreto. O controle da economia pelo Estado é uma característica do socialismo, que seria uma etapa de transição. A formação de sovietes foi uma experiência específica da Revolução Russa, mas não do comunismo em todas as suas vertentes.

Questão 3

O preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário, ou seja, a soma dos meios de subsistência necessários para que o operário viva como operário. (...) Não pretendemos de modo algum abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável à manutenção e à reprodução da vida humana - uma apropriação que não deixa nenhum lucro líquido que confira poder sobre o trabalho alheio. Queremos apenas suprimir o caráter miséravel dessa apropriação, que faz com que o operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigem os interesses da classe dominante".

(MARX, Karl. ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 53)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta sobre o comunismo e seus objetivos práticos.

a) O trecho destaca a condição de miséria dos operários e destaca a urgência em aumentar os salários pagos nas fábricas, objetivo principal dos comunistas.

b) Um dos objetivos finais da ideologia comunista é a eliminação da noção de propriedade, pois busca-se a igualdade entre os humanos e a coletivização dos meios de produção.

c) O objetivo dos comunistas deve ser a eliminação da exploração existente nas relações de produção. Afinal, o trabalho assalariado no capitalismo serviria fundamentalmente para aumentar o capital, e não para o interesse coletivo do proletariado.

d) A noção de lucro é explorada por Marx para destacar como a riqueza serve somente à burguesia, e não ao proletariado. Para ele, o trabalhado assalariado é a fonte dessa condição, sendo necessário eliminar a burguesia e transferir os lucros das fábricas para as mãos do Estado.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Marx e Engels não defendiam apenas o aumento de salários, mas a transformação radical das relações de produção.

b) Incorreto. O comunismo não busca a eliminação de toda forma de propriedade, mas apenas da propriedade privada dos meios de produção.

c) Correto. O texto critica a exploração do trabalhador assalariado e defende a superação do sistema que o oprime.

d) Incorreto. Marx e Engels não propõem simplesmente transferir os lucros para o Estado, mas abolir o sistema capitalista e criar uma nova organização social sem classes.

Questão 4

Apesar de sua importância histórica e política, o comunismo ainda é frequentemente confundido com outro conceito: o socialismo. Sobre essas duas doutrinas, é correto afirmar que:

a) Ambas as experiências foram postas em prática no século XX. O socialismo foi aplicado na China e em Cuba, enquanto que a União Soviética e a Coréia do Norte implementaram o comunismo.

b) A principal diferença entre ambas as doutrinas está na noção de luta de classes. Enquanto que os comunistas defendem que a luta de classes move a história, os socialistas entendem que ela é somente um sintoma da sociedade contemporânea.

c) O uso da palavra socialismo abriga diferentes movimentos, desde sociais-democratas até revolucionários. Já na doutrina comunista, normalmente o socialismo é descrito como uma etapa para a construção do comunismo.

d) A divergência entre comunistas e socialistas está na forma de tomada do poder. Enquanto que os socialistas defendem a necessidade de uma revolução, os comunistas buscam chegar ao poder por vias eleitorais.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Nenhum desses países implementou um sistema comunista pleno. O que existiu foram regimes socialistas, em diferentes formatos.

b) Incorreto. A luta de classes é um conceito central tanto no comunismo quanto em algumas vertentes do socialismo. No entanto, nem todos os socialistas negam sua importância.

c) Correto. O termo "socialismo" pode se referir a diferentes movimentos políticos, enquanto no pensamento marxista o socialismo seria uma etapa de transição para o comunismo.

d) Incorreto. A relação entre comunismo e socialismo não se resume à forma de tomada do poder. Na verdade, a tradição marxista costuma defender a revolução proletária como meio de transformação social.

Leia também:

As 6 principais características ou regras do Comunismo (explicadas)

Comunismo e Socialismo: diferenças e características

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
Outros conteúdos que podem interessar