Exercício sobre trovadorismo (com questões explicadas)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Confira a seguir cinco questões explicadas sobre o Trovadorismo. Treine seus conhecimentos e continue estudando.

Questão 1

O Trovadorismo foi uma escola literária que ocorreu sobretudo na Baixa Idade Média. No Trovadorismo,

a) as poesias eram metrificadas, feitas com a intenção de publicação em livros e escrituras.

b) as poesias eram chamadas de cantigas, feitas com a intenção de serem apresentadas junto de instrumentos musicais.

c) as poesias eram chamadas de cantigas, feitas com a intenção de comporem os livros de canções da época.

d) as poesias eram elaboradas livremente, feitas sem a preocupação com a publicação em livros ou antologias.

e) as poesias eram elaboradas livremente, feitas sem a preocupação da aprovação pública.

Gabarito explicado

O Trovadorismo foi um movimento literário e musical característico da Idade Média, no qual as composições poéticas eram denominadas cantigas. Essas cantigas eram criadas para serem cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais, como a viola e a harpa. Por isso, elas seguiam uma métrica. Além disso, tinham caráter oral e performático, sendo apresentadas em cortes e festividades da nobreza.

Questão 2

O Trovadorismo foi um movimento literário que marcou o início da literatura em língua portuguesa. Suas cantigas apresentam características distintas. Assinale a alternativa correta.

a) As cantigas de amor apresentam um eu lírico feminino, que expressa seu amor de forma livre e independente.

b) As cantigas de amigo são compostas por trovadores nobres e retratam a submissão feminina ao amor cortês.

c) As cantigas de escárnio e de maldizer fazem parte do lirismo trovadoresco, exaltando o amor platônico.

d) As cantigas de amor apresentam um eu lírico masculino que expressa um amor não correspondido e subalterno.

e) As cantigas de amigo são de caráter satírico e empregam linguagem agressiva e direta.

Gabarito explicado

As cantigas de amor são um dos principais gêneros da poesia trovadoresca e seguem a tradição do amor cortês, comum na literatura medieval. Nessas composições, o eu lírico é masculino e geralmente representa um trovador que expressa um amor idealizado, inatingível e submisso em relação à mulher amada, que é colocada em uma posição superior e distante. O eu lírico, assim, expõe-se em uma relação de suserania e vassalagem.

Esse amor é caracterizado pelo sofrimento e pela devoção extrema do trovador à sua "senhora", que muitas vezes não corresponde ao seu sentimento. Essa submissão reflete a estrutura hierárquica da sociedade feudal, onde a mulher idealizada pertencia à nobreza e era inacessível aos homens de classes inferiores.

Questão 3

A “cantiga da Ribeirinha” ou “cantiga da Guarvaia”, feita por Paio Soares de Taveirós, é considerada o marco inicial do Trovadorismo. Leia-a com atenção.

No mundo non me sei parelha,
mentre me for como me vai,
ca já moiro por vós – e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi en saia!
Mau dia me levantei,
que vos enton non vi fea!

E, mia senhor, dês aquel di’, ai!
me foi a mi mui mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d’haver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós houve nem hei
valia d’ua correa.

Escrita em um português antigo, é possível identificar uma marca comum a essa linguagem. Essa marca é o uso de

a) versos com dez sílabas poéticas para se trabalhar musicalmente.

b) pronomes de tratamento masculinos para se referir ao feminino.

c) segunda pessoa do plural como no sétimo verso.

d) interjeições típicas do coloquial para dar ênfase.

e) próclise como forma de trabalhar a métrica da cantiga.

Gabarito explicado

No trovadorismo, era comum o uso de pronomes e flexões verbais masculinas para se referir a figuras femininas. Isso ocorre na cantiga "da Ribeirinha", onde o eu lírico masculino se dirige a uma mulher, referindo-se a ela como "mia senhor" (meu senhor), em vez de "minha senhora". Esse fenômeno linguístico era uma característica do português arcaico e refletia, em parte, o tratamento formal e respeitoso da época.

Questão 4

As cantigas de amigo apresentam como principal característica:

a) a temática da coita d´amor, o sofrimento amoroso.

b) a temática da saudade, a partir de um eu lírico feminino.

c) a composição em torno de uma amizade idealizada por um eu lírico masculino.

d) a composição em torno da ausência, a partir de um eu lírico masculino.

e) o uso de uma métrica irregular, a partir de um eu lírico feminino.

Gabarito explicado

As cantigas de amigo são um dos gêneros mais característicos do Trovadorismo e apresentam um eu lírico feminino, embora tenham sido compostas por trovadores homens. Essas cantigas geralmente expressam sentimentos de saudade e espera pelo amado, que muitas vezes partiu para a guerra ou para longas viagens.

Além da temática amorosa e melancólica, as cantigas de amigo costumam ter forte influência da oralidade e da cultura popular, utilizando paralelismos, repetições e refrões para reforçar a musicalidade. O ambiente descrito nelas frequentemente é rural, com referências à natureza, como rios, campos e mar, reforçando o tom lírico e nostálgico.

Questão 5

As cantigas do Trovadorismo eram divididas em Líricas e Satíricas. As cantigas satíricas, por sua vez, são subdivididas em:

a) cantigas de escárnio, com críticas diretas, e cantigas de maldizer, com críticas feitas a partir de trocadilhos e ambiguidades.

b) cantigas de ironia, com críticas indiretas, e cantigas de sarcasmo, com críticas feitas de forma direta.

c) cantigas de escárnio, com críticas feitas através de ambiguidades, e cantigas de maldizer com críticas que chegavam a citar os nomes dos envolvidos.

d) cantigas de maldizer, com críticas indiretas, e cantigas de escárnio, com críticas diretas ao público-alvo.

Gabarito explicado

As cantigas satíricas do Trovadorismo se dividem em cantigas de escárnio e de maldizer, diferenciando-se principalmente pelo nível de agressividade e pela forma de expressar a crítica.

As cantigas de escárnio utilizavam linguagem indireta, ambígua e irônica, recorrendo a trocadilhos e duplos sentidos para ridicularizar alguém sem citar seu nome explicitamente.

Já as cantigas de maldizer eram mais diretas e ofensivas, muitas vezes mencionando nominalmente a pessoa alvo da crítica e empregando termos agressivos, chegando até a utilizar palavrões.

Essa distinção revela duas formas de sátira na literatura trovadoresca: uma mais sutil e disfarçada e outra explícita e provocadora.

Continue estudando sobre o Trovadorismo: entenda o que é, suas características e exemplos.

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Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.
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