Exercícios sobre gêneros textuais para praticar (com gabarito)

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Os gêneros textuais são tipos de textos definidos por sua estrutura, linguagem e propósito comunicativo, como notícias, crônicas, receitas e cartas. Teste seus conhecimentos sobre gêneros textuais com a lista de exercícios comentados a seguir:

Questão 1

Assinale a alternativa que contém o gênero textual caracterizado por apresentar uma linguagem objetiva, clara e direta, com o objetivo de transmitir informações de forma precisa:

a) Crônica

b) Romance

c) Notícia

d) Poema

e) Fábula

Gabarito explicado

A notícia se destaca por sua função informativa e por sua linguagem objetiva, características que a diferenciam dos outros gêneros textuais.

Questão 2

Qual gênero textual se destaca pela presença de personagens, enredo, tempo e espaço, buscando emocionar e entreter o leitor?

a) Relatório

b) Conto

c) Resenha

d) Manual de instruções

e) Anúncio publicitário

Gabarito explicado

O conto é um gênero narrativo que se caracteriza pela presença de personagens, enredo, tempo e espaço. Seu objetivo principal é emocionar ou entreter o leitor por meio de uma história breve.

Questão 3

Leio o texto abaixo para responder a questão:

A OUTRA NOITE

"Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal. Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:

— O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra, pura, perfeita e linda.

— Mas, que coisa...

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

— Ora, sim senhor...

E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei." (Rubem Braga)

Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:

a) Conto.

b) Poesia.

c) Prosa.

d) Crônica.

e) Diário.

Gabarito explicado

O texto é uma crônica porque relata uma situação cotidiana com reflexões sensíveis e poéticas, características típicas desse gênero.

Questão 4

(ENEM 2019)

"A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança.
A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público." (Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014)

Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)

a) reportagem, pois busca convencer o interlocutor da tese defendida ao longo do texto.

b) resumo, pois promove o contato rápido do leitor com uma informação desconhecida.

c) sinopse, pois sintetiza as informações relevantes de uma obra de modo impessoal.

d) instrução, pois ensina algo por meio de explicações sobre uma obra específica.

e) resenha, pois apresenta uma produção intelectual de forma crítica.

Gabarito explicado

Resenha é um gênero textual que apresenta um resumo crítico de uma obra (livro, filme, peça, etc.), destacando seus elementos principais, aspectos positivos ou negativos, e emitindo opiniões para orientar o leitor.

Questão 5

O texto a seguir contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

ADIÇÃO DA TECNOLOGIA À MEDICINA NÃO PODE SUBSTITUIR A RELAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE

"Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho de Inovação e do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, elucida os principais pontos envolvendo o equilíbrio entre inovação e humanismo na medicina digital.

Para ele, no decorrer das últimas duas décadas, a tecnologia apresentou um papel fundamental para que o homem pudesse viver mais e melhor. Mas, em alguns casos, ela se colocou acima da relação existente no contato humano, já que a ʼformação do médico se transformou numa formação muito técnica e muitas vezes foram deixados de lado os aspectos humanísticos, a importante relação médico pacienteʼ.

Por exemplo, os algoritmos de Inteligência Artificial ajudam médicos a fazer um diagnóstico mais preciso e também melhoram a produtividade do profissional em questão.

Por um lado, isso configura um cenário de aliança entre o médico e a máquina, resultando em uma maior segurança do paciente. Por outro, Cerri destaca que isso pode estar sujeito a padrões de regulação, ampliando uma série de problemas, preconceitos e outros vieses." (JORNAL DA USP. Adição da tecnologia à medicina não pode substituir a relação entre médico e paciente. Fragmento.)

A notícia é um gênero textual em que, por seu propósito comunicativo, predomina a função referencial da linguagem. No texto “Adição da tecnologia à medicina não pode substituir a relação entre médico e paciente”, esse predomínio está evidenciado no

a) uso recorrente de verbos no presente, para persuadir o leitor

b) enfoque no código linguístico como central à construção do texto.

c) emprego da impessoalidade, para assegurar a objetividade da informação.

d) emprego dos sinais de pontuação como recursos expressivos da linguagem.

Gabarito explicado

A notícia busca informar de forma objetiva, usando linguagem impessoal para evitar opiniões pessoais. Isso garante foco no conteúdo e na clareza das informações, característica principal da função referencial.

Deseja fazer mais exercícios sobre gêneros textuais? Conheça os exercícios exclusivos no Toda Matéria Plus!

Aprofunde os seus estudos sobre o assunto com: Gêneros textuais: o que são, tipos e exemplos

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar