Exercícios sobre verbos (com gabarito resolvido e explicado)
Os verbos são palavras que indicam ações, estados, fenômenos da natureza ou processos. Avalie seus conhecimentos sobre verbos com os 4 exercícios comentados a seguir.
Questão 1
Assinale a alternativa em que o verbo está na voz passiva:
a) Tereza leu o livro.
b) Os alunos escreveram um texto.
c) Eu viajarei em breve.
d) O livro foi lido por João.
e) Nós estudamos muito.
Na voz passiva, o sujeito sofre a ação verbal.
Questão 2
Indique a análise correta dos verbos na frase: "Quando eu chegar, avisarei a todos."
a) Chegar (pretérito perfeito do subjuntivo), avisarei (futuro do presente do indicativo)
b) Chegar (futuro do subjuntivo), avisarei (futuro do presente do indicativo)
c) Chegar (presente do subjuntivo), avisarei (pretérito imperfeito do indicativo)
d) Chegar (futuro do presente do indicativo), avisarei (futuro do pretérito do indicativo)
e) Chegar (pretérito imperfeito do subjuntivo), avisarei (presente do indicativo)
"Quando eu chegar" expressa uma ação futura em relação a outra ação futura, usando o futuro do subjuntivo. "Avisarei" expressa uma ação futura certa, utilizando o futuro do presente do indicativo.
Questão 3
“Cheguei com 21 anos e já estou há 54 em São Paulo. Desde meus primeiros dias, vivo um problema que existe até hoje e compartilho com todo mundo. Não dirijo. Ando de táxi, ônibus, metrô e caminho muito. Sou pedestre e, como tal, conheço a tragédia das calçadas. Quem caminha torce o pé em buracos, tropeça em desníveis, precisa olhar para baixo o tempo inteiro. Não há calçadas uniformes, planas, planejadas, cuidadas. Cada dono constrói seu trecho segundo sua fantasia. Há gosto, bom gosto e muito mau gosto, breguice, kitsch. A variedade não contribui para uma cidade criativa e original. Ao contrário, é um mix desordenado de excrescência.
Problemas pequenos? Some aos outros, por exemplo, as agruras de quem toma ônibus, de quem toma metrô, de manhã ou à tarde. Tente viajar nos horários de pico. Ah! Aí, sim, se vê por que é uma selva. Algum coordenador de transportes tentou fazer uma viagem num coletivo cheio, em dia de calor, janelas fechadas? Algum já viajou esmagado, prensado, sufocado, o ar faltando aos pulmões?
Sonho com utopias. A São Paulo ideal teria calçadas largas contendo uma ciclovia e árvores. E bueiros que deem vazão às águas das chuvas. E um povo que não varra as folhas para dentro dos bueiros. E que tenha recipientes para se depositar o lixo. A São Paulo ideal teria prédios de no máximo oito andares e praças e jardins e parques. E principalmente projetos e planos diretores que olhassem o futuro, e não o presente imediato e eleitoreiro. E administradores que olhassem com carinho para a cidade.”
(Ignácio de Loyola Brandão. O Estado de S.Paulo, 01/07/2012)
“São Paulo seria ideal com calçadas largas que _______ uma ciclovia e árvores e bueiros que _______ vazão às águas da chuva e, ainda, um povo que não ________ as folhas para dentro dos bueiros”.
As lacunas do texto serão, correta e respectivamente, preenchidas, quanto à flexão e à coerência do tempo verbal, por:
a) contivessem – dessem – varresse.
b) contiveram – dessem – varrerá.
c) contivessem – dariam – varreu.
d) contesse – davam – varriam.
e) contenham – dessem – varreu.
Resposta correta: a) contivessem – dessem – varresse. Os verbos estão no pretérito imperfeito do subjuntivo, adequados para expressar o desejo ou idealização presentes no texto. As outras opções usam tempos inadequados ao contexto hipotético.
Questão 4
Leia o poema “Ela canta, pobre ceifeira” do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935).
"Ela canta, pobre ceifeira*,
Julgando-se feliz talvez;
Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia
De alegre e anónima viuvez,
Ondula como um canto de ave
No ar limpo como um limiar,
E há curvas no enredo suave
Do som que ela tem a cantar.
Ouvi-la alegra e entristece,
Na sua voz há o campo e a lida,
E canta como se tivesse
Mais razões para cantar que a vida.
Ah, canta, canta sem razão!
O que em mim sente está pensando.
Derrama no meu coração
A tua incerta voz ondeando!
Ah, poder ser tu, sendo eu!
Ter a tua alegre inconsciência,
E a consciência disso! Ó céu!
Ó campo! Ó canção! A ciência
Pesa tanto e a vida é tão breve!
Entrai por mim dentro! Tornai
Minha alma a vossa sombra leve!
Depois, levando-me, passai!"
*Ceifeira: mulher que trabalha no corte de cereais, utilizando foice ou outro instrumento apropriado.
É correto afirmar que a forma verbal imperativa em destaque no 2.º verso da última estrofe – Entrai por mim dentro! – refere-se, no contexto do poema,
a) à ciência e à vida.
b) à inconsciência e à consciência.
c) ao céu, ao campo e à canção.
d) ao campo, à canção e à ciência.
e) à alma e à sombra.
A forma verbal "Entrai", no imperativo, dirige-se diretamente ao céu, ao campo e à canção, elementos mencionados anteriormente no poema.
Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria:
- Exercícios sobre verbos para 6º ano
- Exercícios sobre verbos para 7º ano
- Exercícios sobre verbos para 9º ano
Veja também:
- Significado de Ode
- Estrofe
- Significado do Poema em linha reta
- 12 exemplos de metáforas e seus significados
- Frases com Figuras de Linguagem: exemplos para entender melhor cada figura
- Assonância
- Predicado: o que é, tipos e exemplos
- Regência Verbal
- Poesia: o que é, tipos, características e exemplos
- Versos