Êxodo
Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra.
O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.
Descubra também o significado e diferença entre imigração e emigração.
Na Grécia Antiga, este era também um termo utilizado para designar o fim de uma peça teatral, assinalando o episódio final da representação tragicômica.
Aliás, etimologicamente a palavra “êxodo” foi originada a partir do termo grego éksodos, que significa “passagem” ou “saída”.
Êxodo rural
O êxodo rural é um fenômeno que surgiu e se expandiu drasticamente a partir da Revolução Industrial. Consiste na migração das comunidades rurais dos campos para as cidades, em busca de melhores condições de vida.
Na metade do século XX, o Brasil viveu o auge do seu êxodo rural. Atualmente, a maioria da população brasileira reside em centros urbanos.
Êxodo urbano
O êxodo urbano consiste na fuga das pessoas das grades cidades para comunidades rurais. Ou seja, trata-se do movimento de migração oposto ao do êxodo rural.
Este é um fenômeno que começou a crescer a partir do final da década de 1990, principalmente em alguns países da comunidade europeia, como Portugal.
O principal motivo que leva ao êxodo urbano é a falta de segurança e estabilidade que os grandes centros urbanos fornecem.
Êxodo na Bíblia
O Êxodo (com letra maiúscula) também é um dos livros que compõe a Bíblia Sagrada.
Neste segundo capítulo da bíblia, são narradas as histórias sobre a fuga dos hebreus da escravidão que sofriam no Egito.
O protagonista das narrações do livro de Êxodo é Moisés, que teria liderado o povo hebreu para a saída das terras egípcias em direção a Canaã, a “Terra Prometida”.