Farmacocinética
Farmacocinética é a área das ciências da saúde que estuda o caminho percorrido e o impacto causado pelos remédios (fármacos) no corpo humano. O principal objeto de estudo da farmacocinética é o processo de metabolismo dos medicamentos.
Faz parte desse estudo a análise dos processos de absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção dos medicamentos. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, forma de administração e avaliação de efeitos colaterais.
Etapas da Farmacocinética
Absorção
A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada na corrente sanguínea. A avaliação da forma de absorção é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.
A absorção pode acontecer por diversas vias, de acordo com a indicação para cada caso: oral, retal, cutânea, intramuscular, respiratória, subcutânea e intraperitonial.
Algumas condições de saúde e de fisiologia podem influenciar a absorção adequada do princípio ativo de um remédio, como processos inflamatórios, fluxo sanguíneo, menstruação e dosagem aplicada.
Biotransformação
A biotransformação é a etapa em que a medicação é transformada em um composto aquoso. A biotransformação é uma fase importante para garantir a excreção dos resíduos da medicação, que acontece no fígado.
Biodisponibilidade
A biodisponibilidade é a porção da medicação que chega à circulação sanguínea. O valor é próximo aos 100% quando a medicação é aplicada por via intravenosa. Outras vias de aplicação costumam ter uma biodisponibilidade mais baixa.
A avaliação da biodisponibilidade é importante para a decisão sobre a aplicação adequada das doses dos medicamentos.
Excreção
A excreção é a forma e a velocidade com que os resíduos da medicação são liberados do organismo. A velocidade depende do tipo de medicação, do processo de filtração no organismo e do fluxo renal de cada pessoa. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, fígado, saliva, rins, suor, dentre outros.
Farmacocinética e farmacodinâmica
A farmacocinética não deve ser confundida com farmacodinâmica. Enquanto a farmacocinética estuda o caminho percorrido pela medicação no organismo, a farmacodinâmica estuda o mecanismo de ação e os efeitos fisiológicos provocados pelos princípios ativos que compõem um remédio.
Veja também: Farmacodinâmica.