Feedback: significado, feedback positivo e negativo
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido, ou acontecimento (feed = alimentar e back = de volta). Está presente tanto no meio empresarial como nas relações humanas.
Basicamente, o feedback consiste em alguém entregar algo (trabalho, serviço, produto e até mesmo atitudes ou conversas) e receber uma resposta quanto a isso.
Sendo assim, a palavra o feedback seria uma resposta ou reação, podendo ser um feedback positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.
No meio empresarial, o feedback é utilizado como uma forma de dar uma resposta sobre o trabalho e comportamento de um funcionário, gestor ou equipe.
Essa resposta tem o objetivo de avaliar o desempenho das pessoas que estão recebendo o feedback. É um tipo de comunicação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho ou atitudes de quem está sendo avaliado.
O feedback também é muito utilizado na relação empresa X cliente. Neste caso, as empresas recebem feedbacks (avaliações \ respostas) sobre seus produtos ou serviços, para melhorá-los e ajustá-los.
Feedback positivo e negativo
No meio empresarial, o feedback negativo é realizado para indicar possíveis melhorias que devem ser feitas no trabalho ou comportamento de uma pessoa.
É um tipo de comunicação que ajuda o funcionário a entender o que pode ser melhorado nas suas funções e na relação com a própria empresa.
Já na relação empresa x cliente, o feedback negativo ajuda a entender como uma empresa pode aprimorar ou ajustar alguns pontos específicos do seu produto\serviço.
O feedback positivo é uma forma de reconhecer o bom trabalho, comportamento e resultados de uma pessoa. O objetivo do feedback positivo é apresentar os pontos fortes e que estão resultando de maneira positiva.
Veja também: Cool: significado e tradução.