Femismo
O que é o femismo:
Femismo é a ideologia que prega a superioridade do gênero feminino sobre o masculino.
É considerado o equivalente ao machismo, mas sendo os homens oprimidos, enquanto as mulheres seriam as opressoras.
É importante ressaltar que femismo e feminismo não são a mesma coisa.
O femismo é marcado pelo preconceito de gênero, neste caso o masculino. Já o feminismo é o movimento político e acadêmico que busca a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
O que defende o femismo
O femismo defende a suposta superioridade das mulheres sobre os homens, desvalorizando tudo que pertence ao dito universo masculino.
Entretanto, ao contrário do machismo, o femismo não tem força ideológica e não está significativamente presente nas sociedades.
Estudiosos, inclusive, afirmam que socialmente o femismo não existe. O que verdadeiramente existiria seria a misandria, que é a versão ao masculino, mas classificada em um caráter mais individual, e não um fenômeno social.
Diferença entre Femismo e Feminismo
Como dito, o femismo é o "sinônimo" do machismo, ou seja, uma ideologia que prega a superioridade da mulher na sociedade, tendo o homem como o desprezado, subjugado e oprimido.
Por outro lado, o feminismo é um movimento que visa promover a equidade entre homens e mulheres. Entendendo a sociedade como desigual e machista, o movimento feminista busca garantir que homens e mulheres tenham acesso aos mesmo direitos, deveres e oportunidades.
O principal objetivo das feministas é garantir que mulheres e homens tenham o mesmo "peso na balança" da sociedade e sejam tratados com equidade, ou seja, tendo as suas diferenças respeitadas, mas sendo vistos como iguais.
O feminismo, ao contrário do femismo, não incentiva o ódio e o sentimento de vingança contra o sexo masculino. E nem é intenção das feministas instaurar um sistema matriarcal.