Flexibilidade
Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável.
Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio.
No sentido figurado da palavra, a flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas. Normalmente, as pessoas flexíveis são consideradas dóceis e diplomáticas.
A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade.
A flexibilidade do corpo humano está relacionada com a anatomia humana, com as possibilidades de movimentos das articulações. Os exercícios para a flexibilidade do corpo, permitem uma maior amplitude de movimentos corpóreos.
Flexibilidade no trabalho
A flexibilidade no trabalho é um conceito que ganhou força no século XXI, utilizando os serviços fornecidos pelas novas tecnologias para alterar o tradicional sistema organizacional de uma empresa.
Com a internet e as novas tecnologias de comunicação e informação, a presença física do profissional no ambiente de trabalho passou a não ser uma fator imprescindível. Muitas empresas contratam funcionários com "horários flexíveis", onde estes têm a liberdade de escolher a melhor hora do dia para cumprir as suas obrigações dentro da companhia para qual trabalham.
A flexibilidade no trabalho passa por outros quesitos, como, por exemplo, o modo de se vestir e os ambientes de lazer disponíveis na empresa.
As empresas que adotam o conceito de flexibilidade no trabalho acreditam que oferecendo condições mais flexíveis para seus profissionais, estes terão um rendimento mais satisfatório em seus cargos.
Flexibilidade cognitiva
A flexibilidade cognitiva é a capacidade de conseguir interpretar determinadas situações ou informações a partir de vários pontos de vista e perspectivas.
Normalmente, o indivíduo tende a interpretar algo baseado em experiências pessoais ou crenças preestabelecidas. A flexibilidade cognitiva é um exercício para conseguir encontrar repostas alternativas diante de uma mesma situação.