Flor de laranjeira
Flor de laranjeira é uma planta com propriedades terapêuticas e dotada de um forte simbolismo popular (representa a pureza, a castidade e o matrimônio), caracterizada por sua cor branca e aroma perfumado.
Como o próprio nome sugere, esta flor nasce em árvores de laranjas (laranjeiras), normalmente durante o período da frutificação da árvore.
O nome científico da flor de laranjeira é Citrus aurantium L.
A partir da flor de laranjeira (também conhecida como flor de azahar) podem ser obtidos alguns produtos que são indicados como parte do tratamento da ansiedade, do nervosismo e de indigestões, como a água-de-flor-de-laranjeira e o óleo de flor de laranjeira.
A infusão da flor de laranjeira ainda auxilia em problemas de insônia, por isso costuma ser uma alternativa popular entre as pessoas com dificuldades para dormir.
Simbologia da flor de laranjeira em casamentos
Tradicionalmente, a flor de laranjeira é considerada o símbolo da pureza, da castidade, da inocência e da fertilidade. Estas interpretações surgiram a partir de antigas civilizações orientais. Aliás, foram os árabes que introduziram este simbolismo na Europa.
Com o passar do tempo, a flor de laranjeira começou a representar as noivas, justamente devido aos valores de castidade, inocência e pureza que as envolvem.
Assim, a flor de laranjeira passou a ser uma tradição nos casamentos. As decorações das cerimônias tinham como destaque estas flores que, assim como sugere o simbolismo tradicional, representam a pureza e o desejo de fertilidade para o futuro casal.
Ver também: Bodas de Casamento.