Foice e o Martelo: entenda o símbolo do comunismo e do socialismo
A foice e o martelo é um dos símbolos mais utilizados para representar os movimentos socialista e comunista, disseminados principalmente por personalidades como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.
O emblema da foice e do martelo como símbolo da ideologia comunista foi amplamente utilizado nos brasões e bandeiras da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da China, do Vietnã, de Angola e da Coreia do Norte.
Quando o símbolo foi criado?
O símbolo da foice e do martelo foi criado durante o período da Revolução Russa, em 1918. Nesta época os trabalhadores russos, liderados por Lênin, acreditavam que só seria possível a vitória do socialismo com a união das forças entre os trabalhadores camponeses e os operários.
O idealizador do símbolo foi o artista russo Evgueni Kamzolkin, que, curiosamente, não era comunista, vinha de uma família bastante rica e era um homem muito religioso.
Significado do símbolo "Foice e Martelo"
De acordo com algumas interpretações o símbolo da foice e do martelo teria sido baseado no símbolo da maçonaria, um cinzel e um martelo.
No entanto, para a ideologia comunista, a foice seria o símbolo da força dos camponeses e o martelo dos trabalhadores industriais. Assim sendo, a união da foice e do martelo representava a aliança entre os dois tipos de proletariados essenciais para que houvesse a revolução do socialismo e, consequentemente, do comunismo.
O fundo vermelho representa, simbolicamente, o sangue dos operários. O vermelho também é a cor que representa o ideal da revolução comunista.
Conheça 6 características do comunismo e veja as diferenças entre comunismo e socialismo.
Ver também: