Futsal: o que é, regras, quadra e história
O futsal é um esporte coletivo. É uma variação do futebol clássico jogado em uma quadra, com 5 jogadores em cada equipe.
Também chamado futebol de salão, é mais dinâmico e veloz que o futebol clássico.
O objetivo do jogo é marcar gols na baliza da equipe adversária. O time que tiver feito mais gols no tempo de jogo (2 partes de 20 minutos), irá ganhar a partida.
Regras do futsal
Apesar de ser uma variação do futebol clássico, o futsal é considerado um esporte distinto. O futsal tem suas próprias regras e fundamentos:
- A quadra tem formato retangular e pode variar entre 25 e 42 metros de comprimento, e entre 16 e 25 metros de largura.
- A bola tem entre 62 e 64 cm de circunferência e pesa de 400 a 440 g. É menor e mais pesada que a bola do futebol tradicional.
- O jogo é feito entre dois times. Cada equipe tem 5 jogadores em quadra: o goleiro, os alas (laterais), o fixo (defesa/ zagueiro) e o pivô (atacante).
- O jogo conta com um árbitro e um auxiliar.
- Uma partida de futsal é divida em duas partes de 20 minutos cada. O intervalo é de 10 minutos.
- No início do jogo é feito um sorteio com uma moeda entre os capitães de cada time. Quem ganhar o sorteio, pode escolher entre dar o pontapé inicial da partida ou um dos lados da quadra.
- Depois do intervalo, os times trocam de lado na quadra e a outra equipe dá o primeiro pontapé.
- O pontapé inicial da partida é feito a partir do centro da quadra. O jogador que iniciar o jogo, só pode voltar a encostar na bola depois que ela já tiver sido tocada por outro jogador.
- Depois de um gol, a bola volta para o centro da quadra e quem dá o chute de retorno à partida é a equipe que sofreu o gol.
- O time contrário ao que irá dar o pontapé de recomeço de jogo deve estar no seu lado da quadra, fora do círculo central, até que a bola seja chutada e esteja "em jogo".
- Não há limites para as substituições de jogadores, que podem ser feitas em qualquer momento do jogo na área destinada para as substituições, ao lado da quadra.
- Se o jogo terminar empatado, há uma prorrogação de 10 minutos, divida em duas partes de 5 minutos, mas sem intervalo. Se o empate permanecer, o jogo será decidido nos pênaltis.
- O jogador que tiver mau comportamento ou desrespeitar as regras pode ser punido pelo árbitro.
- No futsal também se utiliza os cartões amarelo e vermelho como advertência e punição. Assim como no futebol, ao receber dois cartões amarelos de advertência, o jogador é expulso do jogo. O cartão vermelho leva automaticamente a expulsão.
- Quando um jogador é expulso, é substituído por outro, mas somente após 2 minutos da saída do jogador punido. Porém, se nesse período, a equipe sofrer um gol, o jogador substituto pode entrar imediatamente.
- Cada equipe pode fazer até cinco faltas por tempo de jogo. Nas penalidades das cinco primeiras faltas é permitida a formação de barreira. Entretanto, ao marcar a sexta falta (e as seguintes), a penalidade a será cobrada em um pontapé livre, direto e sem barreiras.
Quadra de futsal
A quadra de futsal tem o formato retangular. As medidas da quadra podem variar conforme a competição, se é estadual, nacional ou internacional, respeitando as regras da entidade que regula o esporte na região.
A variação também pode ocorrer devido à modalidade, se o jogo é sub 20 ou adulto, feminino ou masculino, entre outros.
As quadras no padrão internacional costumam ser as maiores: 38 a 42 metros de comprimento, e entre 20 e 25 metros de largura.
História do Futsal
Há duas versões para a origem do Futsal, uma conta que o esporte surgiu no Brasil e, a outra, no Uruguai. Porém, estudiosos do esporte apontam que a versão da origem uruguaia é a verdadeira.
Juan Carlos Ceriani é considerado o pai e inventor do esporte, que foi chamado por ele de "Indoor-foot-ball", que significa "futebol de interior" ou "futebol de espaço fechado".
Ceriani era argentino e foi professor de Educação Física no Uruguai, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, onde o esporte começou a ser praticado em 1934.
O professor pensou o futebol jogado em outro tipo de terreno, mas também sendo misturado com regras e fundamentos de outros esportes, como o basquete e o handebol.
Nos anos seguintes, o esporte se espalhou pelos países na América do Sul e, aos poucos, chegou aos outros continentes.
Em 1969 foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, em Assunção, no Paraguai. Em 1971, em São Paulo, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).
No ano de 1982 aconteceu o I Campeonato do Mundo de Futebol de Salão, em São Paulo, com a participação de países das Américas, Europa e Ásia. O Brasil foi o campeão, derrotando o Paraguai.
Em 1989 a Federal Internacional de Futebol (FIFA) passou a coordenar a modalidade esportiva internacionalmente.
A outra versão para o surgimento do futsal conta que o esporte surgiu quando um grupo de jovens de uma associação cristã paulista decidiu jogar futebol em uma quadra de basquete.
Os jovens não conseguiam ter acesso a um gramado para jogar a versão clássica do esporte, tendo de criar uma alternativa. Entretanto, essa versão é a menos aceita.
Conheça mais sobre as regras do handebol e do futebol de campo.
Copa do Mundo de Futsal
Atualmente, a Copa do Mundo de Futsal é organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A FIFA passou a organizar os campeonatos masculinos em 1989, quando assumiu a liderança do esporte mundialmente.
No mesmo ano foi realizada a Primeira Copa do Mundo de Futsal nos Países Baixos (Holanda), em que o Brasil foi vencedor. A copa seguinte aconteceu em 1992, em Hong Kong, na China, e a partir deste ano passou a ser realizada a cada quatro anos.
Assim como no futebol de campo, a classificação para a Copa de Futsal é feita regionalmente, nos continentes. Participam da competição 24 seleções (entre elas, a do país anfitrião).
Os maiores campeões da Copa de Futsal da FIFA são o Brasil (cinco títulos) e a Espanha (dois títulos). Em 2022, a FIFA se comprometeu a criar a Copa do Mundo feminina de Futsal.
Futsal no Brasil
O futsal é uma modalidade esportiva famosa no Brasil. Tanto em jogos amadores, quanto profissionais. O esporte também é um dos mais praticados e estudados nas escolas brasileiras, na grade curricular da disciplina de Educação Física.
O Brasil tem cinco títulos de campeão mundial na Copa do Mundo de Futsal, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). E ainda dois títulos anteriores, quando o campeonato era organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).
Foi também o primeiro campeão mundial do esporte, em 1982, no I Campeonato do Mundo de Futebol de Salão, em São Paulo. Ao todo, são sete títulos mundiais, sendo o maior campeão na modalidade.
Veja também: