Futurismo
O Futurismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu nos primeiros anos do século XX. Parte das vanguardas europeias, rejeitava o passado, ovacionando a revolução tecnológica e industrial.
Este movimento se consolidou a partir da publicação do Manifesto Futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em 20 de fevereiro de 1909, no jornal francês Le Figaro.
Seu principal conceito era a negação e desconexão total com a arte e cultura que vigoravam, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana. Estas ideias eram representadas pelos sentidos de velocidade e energia presentes nas obras.
O que vai encontrar:
Características do Futurismo
Entre algumas das principais características deste movimento, destacam-se:
- Exaltação do futuro e do progresso;
- Rutura com o passado e as tendências que vigoravam;
- Valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial no começo do século XX;
- Repúdio e desvalorização do moralismo e das tradições;
- Uso da propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopeias no futurismo literário;
- Obras que transmitiam a ideia de dinamismo, velocidade e aceleramento;
- Poesias com frases fragmentadas (ideia de velocidade);
- Pinturas com cores vivas e contrastantes;
- Sobreposição de imagens e traços deformados, que reproduziam a ideia de movimento.
Principais obras e artistas do Futurismo
Entre alguns dos principais artistas mais emblemáticos do Futurismo estão:
Umberto Boccioni (1882 – 1916)
Nascido na Itália, Boccioni foi um pintor e escultor que se destacou como um dos nomes mais célebres do movimento. Em 1910, foi um dos artistas que redigiram e assinaram o Manifesto dos pintores futuristas.
Luigi Russolo (1885 – 1947)
O pintor italiano era também um grande compositor e teórico musical. Além de criar telas que reproduziam o dinamismo e a velocidade do Futurismo, foi autor de peças musicais que imitavam os ruídos da cidade moderna.
Carlo Carrà (1881 – 1966)
Carlo Carrà foi um artista visual e escritor que ajudou a criar as bases teóricas do movimento. Embora o seu trabalho tenha se alterado ao longo do tempo, a fase inicial estava fortemente "mergulhada" nas técnicas do Futurismo.
Giacomo Balla (1871 – 1958)
Atualmente, Giacomo Balla é um dos pintores futuristas mais lembrados. As obras do pintor e escultor são consideradas pioneiras, sobretudo devido ao uso da luz e à representação do movimento.
Gino Severini (1883 – 1966)
Um homem de muitos ofícios, o italiano se destacou principalmente como pintor, embora também fosse escultor, cenógrafo, vidreiro e até criador de joias. Suas obras fazem referências a temas da vida cotidiana como a dança, a guerra ou a própria cidade.
Futurismo na Literatura
Inicialmente, o Futurismo surgiu como um movimento artístico literário, influenciando sobre tudo a poesia italiana.
Sob o lema “liberdade para as palavras”, o Manifesto Futurista criado por Marinetti definia os temas que serviam de parâmetros para os primeiros integrantes deste movimento: recusa da moralidadee dos tempos passadose a valorização da vida urbana, moderna e acelerada.
Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
Filippo Tommaso Marinetti, Manifesto Futurista (1909)
Neste trecho, muito célebre, o autor compara um carro de corrida à Vitória de Samotrácia, uma escultura da Antiguidade Clássica que representa a arte do cânone. Com isso, deixa explícito que os futuristas estavam em busca de outras definições de beleza, outros modelos e paradigmas.
A literatura do movimento se caracterizou pela fragmentação da linguagem, sem o uso tradicional da pontuação. Com muitas onomatopeias que representavam o barulho das máquinas e da vida nas cidades, estas obras também tratavam temas modernos como a guerra, o crescimento urbano e a industrialização.
Alguns dos escritores conhecidos por representar as ideias do movimento futurista foram:
- Filippo Marinetti (1876 – 1944)
- Vladimir Maiakovski (1893 – 1930)
- Fernando Pessoa (1888 – 1935)
- Oswald de Andrade (1890 –1954)
Futurismo no Brasil
Entre os artistas modernistas brasileiros, o movimento futurista teve influência principalmente nas obras de Anita Malfatti e Oswald de Andrade. Ambos entraram em contato com o Manifesto Futurista e utilizaram diversas das suas ideias e conceitos em alguns de seus trabalhos.
Porém, os artistas brasileiros não buscavam reproduzir os padrões europeus. Ansiavam por definir uma identidade original e própria para a produção nacional.
Origem e contexto histórico do Futurismo
Embora o Futurismo tenha se consolidado enquanto movimento na França, com a publicação do Manifesto Futurista de Marinetti, no Le Figaro, foi na Itália que ele despontou. Na realidade, alguns de seus nomes mais célebres são de origem italiana.
O lançamento em Paris foi uma decisão estratégica que garantiu um maior impacto no meio cultural europeu, facilitando a sua disseminação por outras metrópoles da época.
Para compreendermos o seu surgimento, precisamos lembrar que aquele foi um momento de grandes inovações tecnológicas e forte crescimento urbano, em plena Revolução Industrial. Algumas criações como os automóveis, os aviões e os rádios estavam modificando a forma como as pessoas viviam e pensavam.
As agitações políticas e sociais que antecederam a Primeira Guerra Mundial afloraram alguns sentimentos de nacionalismo exacerbado, além da exaltação do conflito e da agressividade.
Historicamente, o movimento dividiu-se em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas pensavam na violência como um jeito de “higienizar” o mundo, alinhando-se com os ideais fascistas. Após os horrores do conflito, no entanto, muitos alteraram as suas posições.
Ao longo dos anos, o movimento foi definhando e chegou ao fim após a Primeira Guerra Mundial. No entanto, suas características inspiraram outras vanguardas, como o dadaísmo e o surrealismo.
Resumo sobre o Futurismo
Aspecto | Descrição |
---|---|
Origem e Contexto Histórico | Movimento artístico e cultural que surgiu no início do século XX, como parte das vanguardas europeias, celebrando a revolução tecnológica e industrial. Consolidou-se com o Manifesto Futurista de Filippo Marinetti, em 1909. |
Características do Futurismo | Exaltação do futuro e do progresso; rutura com o passado; valorização da tecnologia e industrialização; desvalorização do moralismo e tradições; uso da propaganda; onomatopeias na literatura; obras com dinamismo e movimento. |
Principais Artistas e Obras | - Umberto Boccioni: Dinamismo de um ciclista (1913) - Luigi Russolo: Dinamismo de um automóvel (1912-1913) - Carlo Carrà: Funeral do Anarquista Galli (1911) - Giacomo Balla: Dinamismo de um Cachorro na Coleira (1912) - Gino Severini: Dinamismo de um Dançarino (1912) |
Futurismo na Literatura | Caracterizado por fragmentação da linguagem, sem pontuação tradicional, uso de onomatopeias que simulavam sons de máquinas e da vida urbana. Escritores: Filippo Marinetti, Vladimir Maiakovski, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade. |
Futurismo no Brasil | Influenciou artistas como Anita Malfatti e Oswald de Andrade, que adaptaram as ideias futuristas ao contexto brasileiro, buscando uma identidade nacional. |
Divisão do Movimento | Dividido em duas fases: pré-guerra (com forte apoio ao nacionalismo e violência) e pós-guerra (com mudanças de posicionamento após os horrores do conflito). |
Influências e Desdobramentos | O Futurismo influenciou outros movimentos vanguardistas, como o dadaísmo e o surrealismo. |
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