Gap
Gap é uma palavra inglesa que significa lacuna, vão ou brecha. A palavra é também utilizada com o significado de diferença.
De acordo com a economia, gap é a diferença entre o valor real e o valor previsto de alguma coisa. Os produtos no mercados de valores que variam constantemente o preço, resultando em diferenças de preço de um dia para o outro, são exemplos de gap.
No âmbito da sociologia, gap também é uma palavra que servia para descrever a lacuna ou disparidade entre os elementos de uma classe social mais elevada em relação aos elementos de uma classe social mais desfavorecida. Em alguns casos, também serve para indicar a diferença entre países desenvolvidos e menos desenvolvidos.
Marca de roupa GAP
GAP é o nome de uma marca de roupa, fundada em 1969 na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A marca possui uma vasta de rede lojas que opera nos EUA, Reino Unido, Canadá, China, França, Irlanda, Japão e Itália e lojas franchising espalhadas por todo o mundo.
O nome da marca surgiu em decorrência da generation gap (geração gap), uma expressão popularizada na década de 1960 para designar o conflito de gerações resultante das diferenças entre pessoas de uma geração mais jovem e os mais velhos, particularmente entre pais e filhos.
Mind the gap
"Mind the gap" significa "Atenção ao vão". É uma chamada que se ouve nas estações de trem e metrô para alertar os passageiros a terem cuidado ao sair do trem e pisar na plataforma. Entre a porta do trem e a plataforma existe um vão que pode causar acidente se algum passageiro o pisar.
A expressão "Mind the gap" foi introduzida em 1969 no metrô de Londres (The London Underground) e se tornou símbolo da cidade de Londres, tal como a própria logomarca do Underground.
Veja também: Bday: significado, o que é e tradução.