Gênero Textual Notícia: o que é, exemplos, estrutura e características
A notícia é um gênero textual jornalístico. É um texto narrativo e informativo, ao relatar um fato e transmite informações sobre determinado tema. A função da notícia é informar fatos atuais e de interesse social.
A notícia também visa ser objetiva e apresentar o fato de maneira rápida, contando o que realmente interessa para o leitor logo no início do texto.
O autor de uma notícia tem como principal objetivo escrever um texto fluido, sem repetir informações. Sua função é contar de maneira clara e objetiva os pontos importantes sobre o assunto que está escrevendo.
O texto que segue o gênero textual notícia é imparcial. O autor não deve defender o lado A ou B sobre o tema que está escrevendo, ou falar sobre o seu posicionamento sobre o assunto.
Outro aspecto importante da notícia, é que o texto é baseado no sistema de pirâmide invertida: as informações mais importantes são dadas logo no primeiro parágrafo. Por isso, o primeiro parágrafo da notícia (conhecido como LIDE) é um dos trechos mais importantes deste gênero.
Os temas das notícias podem variar em assuntos como economia, cultura, política, saúde, entre outros. Esse gênero pode ser encontrado em jornais, revistas, internet e outros meios de comunicação.
Exemplos de notícia
Exemplo fictício de notícia 1:
Professores estaduais do Rio de Janeiro recebem reajuste salarial
Nesta quinta-feira, o secretário de educação do Rio de Janeiro convocou representantes da área para apresentar o novo reajuste salarial de 10%.
Numa coletiva de imprensa, realizada ontem no Palácio Guanabara, o secretário de educação do Rio de Janeiro informou sobre o reajuste salarial de 10% para os professores do estado. Ferreira explicou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial e tem caráter emergencial. O reajuste valerá a partir de janeiro do próximo ano.
Antes desta decisão ser tomada, o secretário e alguns representantes dos profissionais da educação, tentavam um acordo de reajuste salarial. A primeira proposta do atual governo era um aumento de 2,5%, que foi negado pelos professores. Em protesto, os educadores alegaram que o aumento era uma “afronta ao futuro do próprio país”.
Nos últimos cinco anos, os professores do Rio de Janeiro reivindicavam o reajuste que foi prometido pelo governo atual desde o início de suas campanhas eleitorais. Após inúmeras negociações ao longo dos 3 anos de mandato, o ajuste foi aprovado em 10% para os profissionais de toda a rede estadual.
Exemplo fictício de notícia 2:
Obras em hospital desativado são retomadas em Belo horizonte
Nesta quinta-feira, o governador de Belo Horizonte avançou com o novo projeto de reativação de um dos maiores hospital no centro de Belo Horizonte.
O hospital Moacir do Carmo, localizado no centro de Belo Horizonte, está desativado desde 2014.
Segundo o governador, a obra será reiniciada na próxima segunda-feira e deve ser concluída daqui há dois anos, com o orçamento total de 6 milhões de reais. O objetivo é que o Moacir do Carmo volte a atender mais de 1000 pacientes por dia, em seus100 leitos de UTI, alas de obstetrícia e salas de emergência.
Os mineiros já fizeram inúmeras reivindicações contra o Estado de Minas Gerais para a reativação do que foi um dos maiores hospitais da região. O Moacir do Carmo foi desativado devido à falta de verba para manter os profissionais e toda a estrutura que um hospital de grande porte necessita.
Após a declaração do governador, os moradores ficaram esperançosos com a reabertura do hospital, que é essencial para a sociedade de uma das regiões mais populosas do Brasil. O governador também declarou que a cada trimestre, os engenheiros responsáveis pelo projeto divulgarão os resultados e andamento da obra.
Estrutura da notícia
O texto da notícia é criado no esquema de texto chamado pirâmide invertida. Ou seja, as informações essenciais vêm primeiro. O texto da notícia tem a seguinte ordem:
- Título;
- Subtítulo (o uso é opcional);
- Lide (primeiro parágrafo);
- Corpo do Texto (desenvolvimento da notícia).
O título tem a função de atrair o leitor. Nele, o autor visa colocar objetivamente do que se trata aquela notícia, como para despertar interesse.
Exemplo:
“Professores estaduais do Rio de Janeiro recebem reajuste salarial”
O subtítulo é usado para abordar muito brevemente o ponto principal da notícia. Muitas vezes, é possível saber os pontos principais do que será abordado na notícia apenas pelo subtítulo. Porém, o seu uso não é obrigatório.
Exemplo:
“Nesta quinta-feira, o secretário de educação do Rio de Janeiro convocou representantes da área para apresentar o novo reajuste salarial de 10%.”
O LIDE (ou LEAD, em inglês) é o primeiro parágrafo da notícia e buscar falar sobre todas as informações mais importantes da notícia. Geralmente, responde às perguntas: “o quê?”, “onde?”, “quem?” “como?”, “por que? e “quando?”.
Exemplo:
“Numa coletiva de imprensa realizada ontem no Palácio Guanabara, o secretário de educação do Rio de Janeiro informou sobre o reajuste salarial de 10% para os professores do estado. Ferreira explicou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial e tem caráter emergencial. O reajuste valerá a partir de janeiro do próximo ano.”
O corpo da notícia, é o desenvolvimento sobre o assunto, apresentando detalhes sobre o tema. Geralmente, é nesta parte da notícia que o autor contextualiza o assunto, respondendo às perguntas: “como?” e “porquê?”.
Exemplo:
"Antes desta decisão ser tomada, o secretário e alguns representantes dos profissionais da educação, tentavam um acordo de reajuste salarial. A primeira proposta do atual governo era um aumento de 2,5%, que foi negado pelos professores. Em protesto, os educadores alegaram que o aumento era uma 'afronta ao futuro do próprio país'.”
“Nos últimos cinco anos, os professores do Rio de Janeiro reivindicavam o reajuste que foi prometido pelo governo atual desde o início de suas campanhas eleitorais. Após inúmeras negociações ao longo dos 3 anos de mandato do atual governo, o ajuste foi aprovado em 10% para os profissionais de todas a rede estadual.”
Características do Gênero Textual Notícia
- Apresenta linguagem clara e objetiva;
- É em terceira pessoa;
- O tempo verbal usado é o pretérito e o presente.
- Visa ser imparcial, impessoal e objetiva;
- O texto é criado com o sistema pirâmide invertida: as principais infirmações são dadas logo no início;
Veja também: