Significado de Graça

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

A graça também pode estar relacionada com elegância e graciosidade de uma pessoa.

Antigamente, graça correspondia ao nome de batismo de uma pessoa, e era comum se perguntar "Qual é a sua graça" em vez de perguntar "Qual o seu nome?"

As expressões "estado de graça" e "cair nas graças" remetem para alguém que conquistou a simpatia e o favor de uma outra pessoa ou grupo. Existe um ditado que diz: "Mais vale cair em graça do que ser engraçado".

Dar graças significa agradecer por alguma coisa.

O que significa "Graça de Deus"

No âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação.

No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo. Perdida a amizade de Deus pelo pecado, a sua recuperação é feita ou pelo arrependimento genuíno dos pecados e aceitação do sacrifício de Jesus. Ninguém é salvo sem receber a graça de Deus. A salvação é pela graça, o que significa que é gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios esforços.

O difícil problema da conciliação da ação de Deus e da liberdade do homem deu origem à célebre disputa da graça e do livre arbítrio surgida entre tomistas e molinistas.

Diferença entre graça e indulto

Graça e indulto são mecanismos de clemência que extinguem a punibilidade relativa a um crime comum. Desta forma, alguém que recebe graça ou indulto vê a pena que está cumprindo ser apagada. Este ato é concedido pelo Presidente da República, a não ser que ele delegue esse poder a um outro membro que possa assumir essa responsabilidade. A graça e o indulto podem ser plenos ou parciais, dependendo se a punibilidade é extinta completamente ou se a pena é diminuída ou comutada.

Ações como tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os crimes considerados hediondos não são passíveis de graça. A diferença entre graça e indulto é que normalmente graça é individual e requisitada, enquanto o indulto é coletivo e espontâneo.

Veja também: misericórdia.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar