Handebol: o que é, regras, fundamentos e história do esporte

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Professora de Educação Física

Handebol é uma modalidade esportiva jogada em equipe que faz parte dos esportes de invasão. Nela, a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O grande diferencial é o uso das mãos para a prática do esporte.

Etimologicamente, a palavra handebol surgiu a partir do termo em inglês handball (hand, que significa "mão"; e ball, que quer dizer "bola").

Atualmente, existem duas principais categorias do esporte: o handebol masculino e handebol feminino, que podem ser praticados tanto em quadras de salão ou na areia (handebol de areia).

Regras e fundamentos do Handebol

As principais regras de um jogo de handebol são:

  • São necessárias duas equipes com 7 jogadores, sendo um goleiro;
  • Cada partida de handebol tem duração de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada;
  • Em caso de empate, haverá uma prorrogação com dois tempos, de 5 minutos cada;
  • O goleiro é o único jogador que poderá utilizar os pés, para fazer as defesas;
  • O jogador com a posse da bola só pode dar três passos antes do arremesso, para dar mais de três passos é preciso quicar a bola no chão enquanto se movimenta pela quadra;
  • O objetivo do jogo é marcar gols, para isso a bola deve atravessar totalmente a linha do gol adversário;
  • A medida oficial da quadra de handebol é de 40 x 20 metros, feita com piso de madeira, emborrachado ou areia.

Posições dos jogadores

As posições ocupadas pelos jogadores são:

  • goleiro;
  • pivô;
  • armador central;
  • armador direito;
  • armador esquerdo;
  • ponta direita;
  • ponta esquerda.
Handebol
Partida de handebol: o objetivo é marcar o maior número de gols.

História do handebol

O handebol moderno surgiu na Alemanha, no começo do século XX. O esporte foi criado pelo professor de educação física Karl Schellenz (1890 – 1956) durante a Primeira Guerra Mundial.

No começo, o esporte era praticado em um campo gramado e com duas equipes de onze jogadores cada, similar ao futebol de campo. Porém, com o diferencial de ser jogado com as mãos e não com os pés. Aliás, o uso dos pés no handebol é estritamente proibido, exceto para o goleiro.

Inicialmente, o esporte também era praticado exclusivamente por mulheres, mas não demorou muito para que os homens começassem a aderir ao handebol.

O handebol foi jogado também em quadras a partir da década de 1920. Tempos depois, década de 1960, os jogos em gramados foram definitivamente abolidos e o esporte começou a ser praticado somente nas quadras.

Foi em 1934 que o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o handebol como um esporte dos Jogos Olímpicos. O esporte foi disputado oficialmente pela primeira vez nas Olimpíadas de 1936, em Berlim. O primeiro Campeonato Mundial aconteceu dois anos depois, em 1938, também na Alemanha.

Já o handebol de areia surgiu algum tempo depois, na década de 1990, na Itália.

Handebol no Brasil

O handebol chegou no Brasil através de imigrantes alemães refugiados da Primeira Guerra Mundial, em meados do século XX. A primeira partida teria ocorrido no sul do país, disputada entre imigrantes, em 1928.

É o esporte coletivo menos praticado no Brasil, em comparação ao futebol, voleibol ou basquetebol. Ainda assim, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

A equipe brasileira de handebol estreou nas Olimpíadas em 1992 e, até o momento, nunca ganhou uma medalha nos Jogos Olímpicos. Em 2013 a seleção feminina de handebol venceu o Campeonato Mundial. Os melhores resultados da seleção masculina foram as vitórias em Campeonatos Pan-Americano em 2006, 2008 e 2016.

Bibliografia:

  • VIEIRA, Sílvia; FREITAS, Armando. O Que é Handebol. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2007.
  • Machado, I. M., Souza, C. E. W. d., Motta, R. C. P. d., Souza, A. d. S., Oliveira, T. J. d., & Junior, W. J. C. O. (2023). UMA SÍNTESE HISTÓRICA DO SISTEMA DEFENSIVO DO HANDEBOL E SEU LEGADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(5).

Veja também:

Lívia Mendes
Revisão por Lívia Mendes
Mestre em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outros conteúdos que podem interessar