Hardware
O que é o hardware:
Hardware é uma palavra de origem inglesa que, no âmbito da informática, é utilizada para designar a parte física de um computador. São todos os componentes palpáveis de um dispositivo eletrônico, como placas, memória, processador, teclado, monitor, etc.
O hardware não se limita apenas ao PC, se referindo também aos itens físicos que compõem celulares, tablets, smart TVs, entre outros aparelhos. Podem ser divididos em duas grandes categorias: internos e externos.
Hardware externo
São todos os componentes conectados externamente a um dispositivo, por portas como USB, VGA, Ethernet, HDMI, de áudio, etc. Em geral, agregam funções não essenciais ao computador, como imprimir um documento, ouvir áudio ou ampliar a capacidade de armazenamento. São, em suma, todos os periféricos conectados.
Exemplos: impressoras, scanners, monitores, mouses, teclados, webcams, fones de ouvido, microfones, auto-falantes, cabos, unidades de armazenamento externas (HDs, cartões SSD, pendrives), projetores, joysticks etc.
Hardware interno
Se refere aos componentes localizados no interior do dispositivo, essenciais para o seu funcionamento. Ou seja, sem um deles, o celular, tablet ou PC não funciona corretamente ou, simplesmente, é inutilizado.
Exemplos: placas de memória RAM, discos rígidos, SSDs internos, leitores de mídia (CD, DVD ou Blue Ray), placas-mãe, processadores, coolers, fontes, placas de vídeo, etc.
Hardware e software
Para o bom funcionamento do hardware, é também necessário o software, a parte lógica da informática. O software tem a função de fornecer instruções ao hardware, capacitando a realização das operações de um equipamento.
Software é qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, etc. Apenas com a combinação de software e hardware o computador pode funcionar correta e eficientemente.
Bibliografia:
- CARVALHO, André C. P. L. F. de; LORENA, Ana Carolina. Introdução à Computação: Hardware, Software e Dados. Coimbra, LTC (Almedina), 2016.
- POPOVICI, Eduardo. Hardware: Tudo o que você precisa saber para começar. São Paulo, Instituto Alpha, 2016.
Veja também:
- Software: o que é, conceito, tipos e exemplos
- Informática
- Dispositivos de entrada e saída: o que são, diferença e exemplos
- Hardware e software
- Memória RAM: o que é, para que serve e como funciona
- INPUT
- MBR ou GPT
- O que é Byte (B)
- O que é CPU, suas funções e componentes
- Unidades de medida informática: kB, MB e GB