O que é Harmonia
Harmonia é um conceito sobre concordância e boa disposição de objetos ou sons, tornando-os agradáveis aos olhos ou ouvidos. O conceito de harmonia é utilizado em várias áreas, especialmente nas artes e na arquitetura.
Esteticamente, a harmonia indica uma característica do que é considerado "bonito", exibindo uma concordância entre cores, tamanhos, movimentos e sons.
Harmonia na Música
A harmonia musical indica a combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição, por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente.
Enquanto a harmonia é a combinação de sons simultâneos, a melodia é a combinação de sons sucessivos. A harmonia é a responsável pela concepção de verticalidade da música, ou seja, sons emitidos sobres outros sons.
Harmonia na Dança
A harmonia na dança está relacionada com a sintomia e equilíbrio dos movimentos, especialmente em performances com dois ou mais dançarinos. A postura, os posicionamentos dos braços e das pernas, a sintomia com a música e os outros artistas são aspectos analisados quando há ou não harmonia em uma dança.
Harmonia nas Cores
A harmonia das cores é conceito presente na Teoria das Cores. A harmonia estuda as combinações entre cores para entender quais associações são mais interessantes para determinados usos. O estudo de harmonia das cores é realizado tendo como base o círculo cromático.
Existem vários tipos de harmonia dentro da Teoria das Cores: a harmonia monocromática é a que trabalha com uma cor e as suas diferentes tonalidades. A harmonia análoga utiliza uma cor primária (vermelho, azul ou amarelo) como base e as cores ao lado no círculo cromático.
A harmonia complementar é aquela que usa cores opostas no círculo das cores. Já a harmonia triádica usa três cores diferentes e possuem a mesma distância entre si no círculo cromático.
Saiba mais sobre a Teoria das Cores.
Harmonia na Arquitetura
A harmonia na Arquitetura diz respeito à combinação entre os elementos de uma construção, como material usado, os espaços interiores e exteriores, e as escolhas estéticas feitas pelos profissionais da área. A harmonia dentro dessa área também fala sobre a integração da construção com o seu entorno, que deve ser equilibrada e agradável.