Heterótrofos
O que são seres heterótrofos:
Heterótrofos são os seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento e por isso necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos, para obtenção de energia e síntese das biomoléculas de que necessitam.
São seres heterótrofos os animais, os protozoários, os fungos e a maioria das bactérias.
Os seres heterótrofos são incapazes de produzir material orgânico a partir de material inorgânico, diferentemente dos seres autótrofos, que o fazem através de fotossíntese ou quimiossíntese.
Em ecologia, os heterótrofos constituem o grupo dos consumidores (quase sempre animais) e dos decompositores, que são na sua maioria bactérias e fungos que decompõem as complexas substâncias dos organismos, libertando substâncias simples que, lançadas no ambiente, podem ser assimiladas pelos produtores (autótrofos).
Os seres heterótrofos alimentam-se de plantas e outros animais, utilizando esse alimento como fonte de matéria prima para o seu crescimento e para a manutenção da estrutura do seu corpo, além de fornecer energia para o seu metabolismo.
A palavra "heterótrofo" vem dos termos gregos hetero = outro, diferente e trophos = nutrição, alimento. Significa literalmente "que se alimenta de outro".
Veja também sobre autótrofos e célula eucarionte.